Aumentos de preços no campo chegam à mesa do consumidor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 07 Fevereiro 2011 14:24 | Última Atualização: Segunda, 07 Fevereiro 2011 14:24

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) divulgou os Índices de Preços Agrícolas do mês de janeiro de 2011, período em que os preços recebidos pela venda dos produtos agrícolas, bem como os dos insumos, registraram altas, em média, dos itens pesquisados.

Em janeiro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural aumentou, em média, 3,72%, puxado principalmente pelos hortifrutigranjeiros e pela cotação do café.

Janeiro também foi o mês em que os preços médios dos insumos agrícolas estiveram em alta, principalmente aqueles ligados ao setor petroquímico. O Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agropecuários aumentou 2,4%.

São levantados mensalmente 42 produtos agrícolas e 187 insumos agropecuários. E essa alta verificada no campo já está influenciando o orçamento do consumidor. Entre os maiores aumentos verificados no varejo e no setor rural, estão os hortifrutigranjeiros. Para o produtor rural, as maiores altas identificadas em janeiro foram: banana, com aumento de 130,0%; laranja, 26,67%; abobrinha, 21,05%; beterraba, 25,0%; cenoura, 60,0%; repolho, 50,0% e tomate, 30,0%.

Entre os grãos, o cafeicultor passou a receber 6,15% a mais em janeiro, ao contrário do preço recebido pelo feijão, que teve uma queda de 27,03% e do arroz, com baixa de 3,13%.

No setor da pecuária leiteira, o preço do leite tipo C teve uma ligeira queda de 0,23% no mês, em razão do período de safra do produto. E entre os insumos agrícolas, os maiores aumentos foram registrados nos seguintes itens: fungicidas (12,03%); formicidas (4,87%) e vacinas (15,33%).

A pesquisa da UFLA também constatou aumentos para o produtor na reposição de animais de rebanho (vacas leiteiras), cuja alta foi de 9,15%.