Aula Inaugural da Pós-Graduação da UFLA 2011

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 24 Fevereiro 2011 12:37 | Última Atualização: Quinta, 24 Fevereiro 2011 12:37
Na próxima segunda-feira, às 8 horas, a UFLA promove a Aula Inaugural da Pós-Graduação 2011. A palestra “O Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020” será proferida pelo professor emérito da UFMG e presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011/2020, Francisco César de Sá Barreto.

Na solenidade, serão premiados os autores e orientadores das teses de Doutorado (ver nomes abaixo) que representaram a UFLA no Prêmio Capes de Tese 2010. Essas teses foram defendidas durante o ano de 2009 e foram escolhidas como as melhores pelos Programas de Pós-Graduação, que as encaminharam como candidatas ao prêmio.

36 anos de evolução

Os programas de pós-graduação Stricto sensu têm por objetivo formar mestres e doutores que sejam capazes de propor a resolução de problemas técnico-científicos em sua área de conhecimento; contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores ambientalmente compatíveis; desenvolver processos educacionais inovadores que promovam o desenvolvimento humano qualificado e a cidadania e fundamentar suas condutas científicas e pedagógicas em padrões éticos e socialmente responsáveis.

Os primeiros cursos da ESAL: Mestrado em Agronomia e Mestrado em Administração Rural foram implantados em 1975. A eles, somaram-se outros, totalizando atualmente 20 programas, com 39 cursos, dos quais 19 de Doutorado e 20 de Mestrado.

Aumento dos conceitos

Nessa evolução histórica, os conceitos obtidos pelos Programas da UFLA na avaliação trienal 2007-2009, encerrada em setembro de 2010, atestam a qualidade do trabalho desenvolvido pelos membros da comunidade envolvidos nessa atividade de ensino.

Na comparação entre as avaliações trienais de 2007 e 2010, observa-se que 50% dos programas da UFLA tiveram os seus conceitos elevados. Segundo os dados da Capes, na comparação de notas da Avaliação Trienal 2010 com as notas anteriores, 69% dos cursos no país mantiveram suas notas, 20% aumentaram e 11% tiveram notas reduzidas. Assim, o percentual relativo de aumento de conceitos dos programas ofertados pela UFLA foi bem acima da marca alcançada pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, que reúne todos os programas reconhecidos pela Capes.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação em exercício, prof. Alcides Moino Junior, “a política de Pós-Graduação na UFLA deve objetivar a qualificação acadêmico-científica e a inserção internacional dos programas, e para isso, é necessário que se busque a consolidação dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado já existentes, a expansão e o crescimento do sistema com novos Programas, a criação de cursos de Mestrado Profissional, modalidade ainda incipiente em nossa instituição, mas já com ótimas propostas em fase de aprovação nas instâncias superiores”.

Teses que representaram a UFLA no Prêmio Capes de Tese 2010

“Capital social em uma rede organizacional: proposição e validação de modelo explicativo” – PPG Administração

Autor: Paulo José Silva

Orientador: Mozar José de Brito