50 anos da morte de John Wheelock, ex-diretor da Esal

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 04 Março 2011 07:40 | Última Atualização: Sexta, 04 Março 2011 07:40
Amanhã, 5/3, faz 50 anos que John Henry Wheelock, ex-diretor da Esal durante mais de 20 anos, faleceu. Wheelock nasceu em 1898 nos EUA, na pequena cidade de Colfax, província de Iowa. Estudou Agronomia no Iowa State College, e posteriormente em  Agricultural and Mechanical College of Texas.

Mudou-se para o Brasil em 1922, e ministrou aulas na  “Escola Agrícola de Lavras”. Nesse período, ocorreu a 1° Exposição Agropecuária e Industrial de Minas Gerais , o lançamento da revista “O Agricultor”, a inauguração do prédio Álvaro Botelho (sede do Museu Bi Moreira) e a organização do Grêmio Agrícola (antigo DCE).

Em 1926, assumiu o cargo de segundo diretor da Escola Agrícola de Lavras, sucedendo Benjamin Hannicutt por mais de 20 anos. Ganhou o apelido de “O Consolidador” , por ter dado continuidade às obras de Gammon e Hannicutt. Realizou diversas viagens com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos cientificos, especializando-se em Ecologia, Fitopatologia, Agrologia e Fruticultura Subtropical.

Com espírito jovem e alegre, Wheelock sempre foi simpático ao lidar com as pessoas simples que viviam nas áreas rurais de Lavras, sendo apelidado “Sô Mister”. Foi o primeiro professor a lecionar Agrologia no Brasil. Aos 63 anos, faleceu em Campinas-SP, no dia 5 de março de 1961.