Curso irá treinar o uso de Webmail e suas funcionalidades

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 16 Março 2011 08:15 | Última Atualização: Quarta, 16 Março 2011 08:15

A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), por meio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), promove, de 28/3 a 31/5, um curso de capacitação para uso do sistema de Webmail da universidade. O objetivo, segundo o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, é mobilizar o acesso ao serviço e explorar suas utilidades. “com esse curso, iremos fomentar a utilização do webmail, esclarecer dúvidas e qualificar os usuários para se tornarem aptos a explorar melhor as funcionalidades dessa rica ferramenta de administração de e-mails”, diz.

Poderá participar do treinamento qualquer pessoa da universidade (servidores docentes e técnicos, e estudantes de graduação e pós-graduação). As inscrições já estão abertas e terminam dia 25/3, devendo ser feitas somente pelo site www.ufla.br/cursozimbra, por meio do login (e-mail institucional) e senha pessoal. As datas, local de realização e horários serão informados no ato da inscrição.

De acordo com o diretor da DGTI, Erasmo Evangelista de Oliveira, a iniciativa contribui para o aumento da eficiência da comunicação entre os membros da comunidade acadêmica, na organização das informações e na otimização dos recursos disponíveis nesse sistema. “É uma oportunidade ímpar de explorar todo o potencial do zimbra, que vai muito além do serviço de  e-mail, como, por exemplo, o uso de ferramentas de colaboração de trabalho em equipe e o funcionamento de todo o sistema de e-mail da instituição”, diz.

Além disso, o curso possibilitará, segundo o Diretor da DGTI, melhorias importantes de produtividade nas atividades do dia a dia: “o domínio da ferramenta abre um leque de possibilidades;  por exemplo, pessoas de um mesmo departamento  terão acesso à mesma lista de contatos, a mesma agenda de compromissos e lista de tarefas, além de muitas outras”, completa.

A ferramenta

O Zimbra é um sistema de colaboração da Web que integra ferramentas para envio e recebimento de  e-mail, mensagens instantâneas, bate- papos, anti-spam, antivírus, gerenciador de contatos, agenda de compromissos, calendário, criação de documentos on-line. Esse sistema está implantado na UFLA desde 2009 e pode ser acessado, com segurança, de qualquer lugar do mundo.