Professores visitam universidade americana e firmam acordo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 24 Março 2011 07:43 | Última Atualização: Quinta, 24 Março 2011 07:43

Representantes dos docentes e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Ufla estiveram na Universidade de Delaware (UD), nos Estados Unidos, no fim do ano passado, para discutir o contrato de cooperação entre as duas instituições. Os professores Antonia dos Reis Figueira, Joel Yutaka Sugano e José Maria de Lima tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes áreas de trabalho desenvolvidas na universidade americana.

Durante a visita, foi apresentado ao USDA (United States Department of Agriculture) um projeto visando à obtenção de fundos para o intercâmbio de professores e alunos de graduação e pós-graduação entre o Brasil e Estados Unidos, que será desenvolvido pela  Universidade de Delaware, em colaboração com a Ufla.

A próxima etapa dessa parceria será a visita de uma delegação americana da UD ao Brasil. O encontro ocorre a partir desta segunda-feira, dia 28, no worshop que contará com a participação de toda a comunidade acadêmica. Os pesquisadores americanos vão conhecer a infraestrutura e o corpo docente da Ufla, e discutir a possibilidade de se fazer acordos complementares para ativar o documento já assinado pelas duas Universidades.

Novas parcerias

Durante a visita aos Estados Unidos, os representantes da Ufla estiveram também na cidade de  Lexington, negociando outro acordo de cooperação com a Universidade de Kentucky (UK). Na oportunidade, foi assinada uma parceria que já está em andamento.

De acordo com a profª. Antonia dos Reis Figueira , esses acordos são indispensáveis para promover a inserção internacional da Ufla. “A manutenção da qualidade e a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como das pesquisas atualmente desenvolvidas, são dependentes dessas ações conjuntas envolvendo parceiros internacionais”.