Acordo com Universidade americana é discutido na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 28 Março 2011 08:24 | Última Atualização: Segunda, 28 Março 2011 08:24

Os termos do acordo internacional firmado no fim do ano passado entre a Universidade federal de Lavras (Ufla) e a Universidade de Delaware (UD), nos Estados Unidos, serão apresentados durante esta semana, em um workshop que conta com a participação de uma delegação americana. Os trabalhos foram abertos na manhã desta segunda-feira, dia 28, com a apresentação das duas instituições.

De acordo com a coordenadora científica do acordo, profª Antonia dos Reis Figueira, a iniciativa vai facilitar as publicações conjuntas de artigos científicos, incluindo as eletrônicas e livros didáticos acadêmicos. Além disso, vai promover a organização de eventos internacionais em áreas estratégicas de interesse mútuo (seminários, conferências, workshops, etc). “A manutenção da qualidade e a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como das pesquisas atualmente desenvolvidas, são dependentes dessas ações conjuntas envolvendo parceiros internacionais”.

O diretor da Faculdade de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Delaware, prof. Tom Sims, disse que as crescentes e qualificadas pesquisas da Ufla sobre biodiesel e energia limpa foram decisivas para a celebração desse acordo. E ele acrescenta: “o desenvolvimento de estudos que garantam o crescimento sustentável na agricultura e as pesquisas sobre doenças em plantas realizadas pela Federal de Lavras despertaram nosso interesse. Vamos estabelecer, aqui, uma intensa e interessante troca de tecnologia nessas frentes de estudo”.

O reitor em exercício e diretor de Relações Internacionais da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, disse que viabilizar parcerias entre instituições de outros países é uma tendência e uma necessidade diante do mundo cada vez mais globalizado. “Todas essas parcerias que estamos estabelecendo abrem as portas para diversas ações conjuntas, como a elaboração de projetos de pesquisa; o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; a organização de eventos científicos e culturais e a troca de informações e publicações acadêmicas, além do desenvolvimento de cursos e disciplinas compartilhados”.

A Universidade de Delaware

A Universidade de Delaware (UD) foi criada em 1833 e designada como uma das Universidades históricas dos Estados Unidos, denominadas de “Land Grant colleges”. Está localizada no Estado de Delaware, e o seu principal câmpus fica em Newark, perto de Washington, D.C. e a cidade de Nova Iorque.

Possui quatro programas associados, 79 Mestrados e 39 Doutorados, distribuídos em sete ”Colleges”, que trabalha em colaboração com 50 outros centros de pesquisa. São cerca de  16 mil alunos de graduação, 3.500 de pós-graduação e mil estudantes em cursos profissionais e estudos continuados, em várias partes dos Estados Unidos.