Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Colégio Eleitoral da UFLA elege novo Vice-Reitor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 06 Abril 2011 09:20 | Última Atualização: Quarta, 06 Abril 2011 09:20

Em reunião do Colégio Eleitoral da UFLA realizada na tarde desta terça-feira (5/4), o professor José Roberto Soares Scolforo, do Departamento de Ciências Florestais (DCF), foi eleito como Vice- Reitor da UFLA, em razão da aposentadoria do então Vice-reitor, Professor Elias Tadeu Fialho.

O Prof. Scolforo, em sua nova função, irá auxiliar o Professor Nazareno na administração da UFLA, ficando responsável pelo plano interno da Instituição. Ele considera que o aprimoramento de procedimentos, a manutenção e o aprofundamento do diálogo com todos os segmentos da comunidade acadêmica, a conclusão do plano ambiental e estrutural da UFLA, bem como as ações para apoiar as atividades de docentes, técnicos e discentes, nortearão sua atuação de desenvolvimento da universidade.

Scolforo iniciou sua carreira na UFLA em 1983 como professor-assistente. Em 1995, passou a ser professor titular em Biometria, Inventário e Manejo Florestal, e desde então, atua na graduação, na qual ministra ou ministrou as disciplinas de Dendrometria, Inventário Florestal e Manejo Florestal. Na pós-graduação, ministrou ou ministra Biometria Florestal, Teoria de Amostragem para Fins Florestais, Técnicas de Regressão, Manejo de Florestas Plantadas e Manejo de Florestas Nativas. Como pesquisador, orienta estudantes de Iniciação Científica e de Mestrado/Doutorado em Engenharia Florestal.

Foi chefe do Departamento de Ciências Florestais; coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal; coordenador dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Manejo de Florestas Plantadas e em Manejo de Florestas Nativas; pró-reitor de Pesquisa; pró-reitor de Planejamento e Gestão, bem como Editor- Chefe do Periódico Científico CERNE, atualmente com fator de impacto no JCR.

Currículo

Tem longa experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal; é líder de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e também do conselho de assessoramento em Recursos Florestais. Coordenou e coordena, em florestas plantadas, inúmeros projetos sobre modelos, de crescimento e produção, manejo e inventário florestal para eucalipto e pinus. Em florestas nativas, é um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do cerrado ; atuou em grandes programas de pesquisa na região amazônica, com destaque para o sistema integrado de controle de produtos florestais da Amazônia; coordenou o Inventário, Mapeamento e Monitoramento da Flora Nativa e dos reflorestamentos no estado de Minas Gerais; coordenou o Zoneamento Ecológico do estado de Minas Gerais e do estado do Espírito Santo.

Iniciou a pesquisa de manejo da Candeia, que hoje se tornou uma realidade para várias empresas do país e para os agricultores do estado de Minas Gerais, além de vários outros projetos relevantes no tema “Florestas Nativas”. Participa de várias câmaras com conotação ambiental, como a câmara de biodiversidade do Conselho de Política Ambiental do estado de Minas Gerais, é componente do Comitê Assessor da Rede de Parcelas Permanentes para o Brasil, entre outras relevantes representações  em outras instituições públicas. É autor de vários livros temáticos em Dendrometria, Inventário e Manejo Florestal, além de vários outros com conotação multidisciplinar. Produziu mais de 400 trabalhos, entre artigos científicos, artigos em congressos e softwares, com expressiva aplicação na Engenharia Florestal, como o Sistema de Predição e Projeção do Crescimento e Produção para Florestas Plantadas (SPP) e o Sistema de Inventário e Manejo de Florestas Nativas (SISNAT).

Como Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, teve desempenho semelhante ao que já havia apresentado como Pró-Reitor de Pesquisa. Desenvolveu ações com a equipe da PROPLAG e, também, contou com o auxílio de vários professores e técnicos da UFLA de diferentes departamentos para sanar problemas estruturais e ambientais da UFLA, tais como: novos acessos ao campus; novas vias; novos estacionamentos; rede de esgoto; estação de tratamento de esgoto; gerenciamento de resíduos sólidos; gerenciamento de resíduos de laboratórios; gerenciamento e reciclagem de lixo; rede de águas pluviais; aproveitamento dos recursos hídricos; novo sistema de energia elétrica; novo sistema de iluminação; nova central telefônica; ampliação e modernização do sistema de tecnologia da informação; segunda estação de tratamento e abastecimento de água; programação de recuperação e preservação de nascentes e matas ciliares; arborização no campus; prevenção e combate a incêndios; proteção do campus e das áreas de interesse ambiental; novas estruturas de ensino; novas estruturas para pesquisa; novas estruturas para extensão; novas estruturas para departamentos; novas estruturas administrativas; nova estrutura de transporte e apoio, entre outras.

Apoio Estudantil

Na Gestão Estudantil, vem desenvolvendo ações, como novas estruturas de esporte; novas estruturas de alojamento estudantil; novo espaço para representação discente; Restaurante Universitário; espaços de convivência e saúde; seguro estudantil; novos ambientes para o ensino; evolução de bolsas- atividade, monitoria, extensão, esporte; programa de assistência estudantil de moradia, esporte e de refeições, entre outras.

Gestão de Pessoas

Atua na gestão de pessoas, juntamente com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, para viabilizar a capacitação e qualificação de mais de 400 servidores, com reflexo na melhoria de seu desempenho e na progressão funcional de mais de 160 desses. Propôs e defendeu fortemente a criação do Mestrado Profissional em Administração Pública para, num primeiro instante, dar oportunidade a servidores técnicos para melhorarem seu treinamento.

Articulou, junto com a ADUFLA e SINDUFLA, a negociação do plano de saúde, com condições vantajosas para a comunidade da UFLA. Viabilizou seguro- acidente para os estudantes de graduação e pós-graduação. Auxiliou, decisivamente, a Diretoria Executiva da UFLA, na viabilização do pagamento do VBC para técnicos administrativos e na questão da insalubridade aos membros da comunidade da UFLA, entre outras relevantes ações, no sentido de ter sensibilidade em apoiar os servidores dessa Universidade em seus anseios. Cabe ressaltar que nesses últimos dois temas, a UFLA foi pioneira entre as Universidades Federais a implantá-los.

Administração Orçamentária

Implementou a descentralização orçamentária na Instituição, com a criação da matriz de recursos destinado aos Departamentos e Pró-reitorias, com foco na melhoria de aulas de graduação. Implantou essa mesma matriz para o DCE e Centros Acadêmicos, com vistas a viabilizar a participação estudantil em eventos científicos e de extensão, além da realização da Semana Acadêmica e outras atividades afins.

Suporte à Reitoria

Em 2010, ajudou o Reitor a captar, com projetos especiais, mais de 20 milhões extras ao orçamento da UFLA,  dos quais R$ 9.000.000,00 foram investidos em equipamentos, com o objetivo de dar mais suporte a todos os cursos da UFLA,  às atividades acadêmicas e de apoio à pesquisa e extensão. Ação semelhante foi desenvolvida em 2009 e está sendo realizada também em 2011.

Ações coordenadas pelo Prof. Scolforo, juntamente com toda a equipe da PROPLAG, demais Pró-Reitorias e servidores colaboradores (docentes e técnicos) de vários departamentos, que seguem um planejamento adequado, permitiram que o esforço de toda a comunidade da UFLA fosse reconhecido, uma vez que a  Instituição avançou no ranking do IGC para a terceira melhor instituição do país, a primeira em ciências agrárias e a primeira de Minas Gerais.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção