Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Exibição do filme 'O Grande Ditador' nesta quarta, às 15h

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 12 Abril 2011 05:20 | Última Atualização: Terça, 12 Abril 2011 05:20

Nesta quarta-feira, dia 13, às 15h, a Mostra de filmes “Cinema com Vida” exibe “O Grande Ditador”, no Museu de História Natural. A entrada é franca.

Sinopse

O Grande Ditador, de Charles Chaplin, é muito mais que uma comédia. É um deboche irônico de líderes políticos. Primeiro filme totalmente falado de Chaplin, é um apelo contra guerras. Porém, depois que o filme estreou, Chaplin foi expulso dos Estados Unidos, pois seria visto como uma provocação norte-americana à Alemanha nazista. Os EUA só entrariam na guerra dois anos mais tarde, após o ataque japonês a Pearl Harbor.

Chaplin interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em alusão a Hitler) e o barbeiro judeu. O filme está repleto de cenas clássicas, como a que Hynkel brinca com o globo, revelando o desejo de conquistar o mundo. Em outra cena antológica, o ditador discursa em uma língua irreconhecível, semelhante ao alemão. A briga de egos entre Hynkel e o outro ditador, Napoloni (sátira a Mussolini), também merece destaque, principalmente na barbearia onde ambos levantam a cadeira para que o outro tenha que olhar para cima. A cena final, na qual o barbeiro judeu é confundido com o ditador e precisa fazer um pronunciamento, dura seis minutos e é uma aula de civilidade e humanismo. É justamente essa mensagem que Chaplin passa com a obra.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção