Novos gestores na PROPLAG e Prefeitura do Câmpus

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Abril 2011 13:02 | Última Atualização: Segunda, 03 Mai 2021 08:26

A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) e a Prefeitura do Câmpus contam com novos gestores, que assumiram os cargos na última semana.

João Almir Oliveira

O Novo pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Almir Oliveira, passa a responder por essa pró-reitoria em razão da eleição pelo Colégio Eleitoral da UFLA do Prof. José Roberto Scolforo como Vice-Reitor. João Almir iniciou sua carreira na UFLA em 1982 como Técnico-Administrativo (Biólogo), e segundo registros, sempre colaborou com a instituição como Professor Voluntário, além de suas atividades do dia a dia, sem receber   nenhuma remuneração, apenas pelo seu grande envolvimento e interesse na área acadêmica.

Em 2002 foi aprovado em concurso público para professor no Departamento de Agricultura da instituição. Apesar de jovem na carreira docente, o Prof. João Almir já assumiu vários cargos administrativos,  obtendo destaque em sua atuação: foi membro da diretoria do Sindicato dos Servidores da UFLA, presidente da CIPA, presidente da comissão de ética, membro do CEPE como representante dos Técnicos Administrativos por dois mandatos, membro da Comissão Estadual de Sementes e mudas desde 2001. Foi diretor do DADP (Diretoria de Apoio e Desenvolvimento Pedagógico), onde realizou importantes conquistas, juntamente com o apoio dos técnicos administrativos lotados naquele setor. Por último, foi prefeito do câmpus, desde 2008, coordenando a execução do mais ousado projeto de infraestrutura da história da UFLA.

Esses destaques em sua carreira refletem a dedicação e o comprometimento com a instituição, requisito básico para um gestor administrativo, sem contar o fato de já ter ocupado o cargo de técnico-administrativo, o que possibilitou maior entendimento dos processos internos da instituição.

O Professor João Almir Oliveira é Biólogo pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações, mestre em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras e doutor em Agronomia (Fitotecnia) também pela Universidade Federal de Lavras.

Atualmente é professor adjunto da UFLA, bolsista em Produtividade de pesquisa pelo CNPq desde 1998 e pró-reitor de Planejamento e Gestão da Instituição. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção e tecnologia de sementes,  atuando principalmente nos temas de processamento pós-colheita de sementes, controle de qualidade de sementes, tratamento químico e biológico de sementes e armazenamento de sementes.

Coordenou vários projetos de Pesquisa aprovados pelo CNPq e Fapemig, além de outros projetos em parceria com as empresas de sementes; É editor associado da Revista Ciência Agronômica da Universidade Federal do Ceará e revisor científico de mais 13 outros periódicos. Publicou mais de 320 textos entre artigos, em revistas especializadas e resumos/anais em congressos, além da publicação de materiais didáticos. Membro efetivo do Grupo de Pesquisa em sementes do CNPq, consultor AD-Hoc do CNPq e Fapemig.

Na extensão, coordenou por vários anos os projetos “Mostra das Profissões” e “Horta viva”, envolvendo estudantes da UFLA, colégios municipais e estaduais e entidades filantrópicas. Ministrou cursos de atualização para laboratoristas e amostradores de sementes credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento. Prestou consultoria técnica aos pequenos agricultores da região no uso de sementes melhoradas.

Prof. Jackson Antônio Barbosa

Como prefeito do câmpus, assumiu o professor Jackson Antônio Barbosa do Departamento de Engenharia, que ingressou na UFLA em 2006. O professor Jackson é também jovem na carreira docente, mas em pouco tempo já demonstrou comprometimento com a instituição. Recentemente, auxiliou o prefeito do câmpus, assumindo o cargo de vice-prefeito para o acompanhamento das atividades do setor. Além disso, coordena o Centro de Equoterapia da UFLA, que trabalha com crianças e adultos portadores de deficiências físicas ou psíquicas.

O Prof. Jackson complementa o quadro de importantes pessoas lotadas no Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), que fizeram parte da gestão da instituição, como os professores Alysson Paulinelli e Jair Vieira (ex-diretores); Ivan Geraldo (ex-chefe de gabinete); Tarley Ferreira de Souza Junior, Alcione de Oliveira, David de Souza Andrade e José Francisco Rodarte (ex-prefeitos do câmpus); Antônio Marciano da Silva (Ex pró-reitor de pós-graduação), Luiz Antônio Lima (ex-chefe de gabinete e ex-pró-reitor de pesquisa), entre outros.

Prof. Jackson possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaio de máquinas agrícolas, mecânica da tração, tração animal e biomecânica aplicada ao setor agrícola.