Moacir Pasqual é reconduzido à coordenação de Ciências Agrárias da CAPES

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Abril 2011 05:31 | Última Atualização: Terça, 19 Abril 2011 05:31

Portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 7 de abril, oficializou o início do segundo mandato do professor Moacir Pasqual, do Departamento de Agricultura (DAG), como coordenador da área de Ciências Agrárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A escolha se deu a partir de lista tríplice, com base em indicação de associações, sociedades científicas e coordenadores de programas de pós-graduação.

Nos últimos anos, foi registrada significativa evolução na qualificação dos programas de pós-graduação da área de Ciências Agrárias I, a maior em número de programas – próximo de 200 – exceto a área interdisciplinar. Esta evolução, expressa pelos conceitos obtidos na avalição trienal (2007-2009), é notadamente verificada nos 14 programas de pós-graduação da UFLA nesta área do conhecimento.

A atuação do coordenador de área inclui o estabelecimento de critérios de avaliação e o seu acompanhamento. De acordo com o professor Moacir Pasqual, os programas da UFLA tiveram expressiva evolução, sobretudo, com a conquista de conceitos 5 e 6 conforme avaliação da CAPES. Na última avaliação, os Programas de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas e Ciência do Solo receberam o conceito 6, como reconhecimento à inserção internacional das pesquisas realizadas.

“Os Programas da UFLA tiveram uma rápida resposta no atendimento aos critérios de avaliação da CAPES, com reflexos na melhoria de seus índices. A intenção é que esta evolução continue neste triênio”, destaca Moacir Pasqual. Para ele, a UFLA tem potencial para chegar a novos patamares de excelência, sobretudo, em áreas em que já é referência.

Professor titular da UFLA desde 1985 e coordenador do Programa de Pós Graduação Agronomia/Fitotecnia, Moacir Pasqual considera que a recondução à coordenação da área de Ciências Agrárias é um reflexo da imagem da UFLA no cenário nacional e representa o reconhecimento pelo trabalho realizado, não apenas pela Diretoria da CAPES, mas, sobremaneira, pelos coordenadores dos programas avaliados.