Projeto Incluir facilita acesso de deficientes à Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Abril 2011 11:07 | Última Atualização: Segunda, 25 Abril 2011 11:07
De acordo com uma pesquisa produzida pela Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, no país 24,5 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência tanto físicas como mental.  A pesquisa aponta que se comparada à média da população brasileira, o portador de deficiência tem desvantagens em dois setores: renda e escolaridade.

Para tentar mudar as estatísticas, a Ufla, através da Pró-Reitoria de graduação vem, desenvolvendo desde 2008, projetos que permitem a inclusão de portadores de necessidades a uma melhor condição de ensino e aprendizagem. Financiado pelo governo Federal, através do Sesu/Mec, o projeto Incluir tem a coordenação da Professora Drª Cristiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha (Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária) e conta com a coordenação adjunta da Professora Drª Tânia Regina de Souza Romero (Departamento de Ciências Humanas).

O objetivo do projeto é levar até os discentes, docentes e servidores com deficiências, melhores condições de trabalho, além de instrumentalizar a universidade para a promoção da inclusão Social.

De acordo com a professora Cristiane, o projeto Incluir foi à oportunidade de contribuir de uma forma significante para a sociedade. “Penso que ganhei muito participando da execução deste projeto. Passei a perceber questões que não percebia anteriormente, como a falta de planejamento e manutenção das calçadas; falta de sinalização de locais e documentos para deficientes visuais e mesmo, preconceitos e abusos a que são submetidos os deficientes.”

Dentro da universidade, o projeto se destaca na criação do Núcleo de Acessibilidade da Ufla – Naufla, responsável por fomentar as políticas e ações de acessibilidade, garantindo que condições didático-pedagógicas sejam cumpridas.

O Projeto Incluir conta com uma sala na Biblioteca da Ufla para atender os deficientes visuais com computadores, impressoras e softwares leitores de tela, além de uma estrutura que facilita uma integração com outras áreas do setor.

Nesse ano de 2011, novas metas estão sendo alcançadas pelo projeto. Uma delas está à construção de um elevador nas dependências da biblioteca. O projeto também criou um jornal impresso com tiragem de 1000 exemplares, com distribuição na universidade e na cidade de Lavras. O jornal pode ser conferido na integra no endereço: http://www.prg.ufla.br/news/PUBLICA%C3%87%C3%83O+FINAL+-+VES%C3%83O+1[1].pdf