Novas vias prometem desafogar o trânsito da Universidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 29 Abril 2011 06:49 | Última Atualização: Sexta, 29 Abril 2011 06:49
Desde 2008, a Ufla vem adotando medidas para atender a demanda cada vez maior de estudantes no câmpus e se adequar ao crescimento acelerado que a Universidade vem recebendo desde que aderiu ao Programa de Apoio á Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades - Reuni, do Governo Federal.

Incluída nas ações do Plano Ambiental e Estrutural da Universidade, encontra-se a duplicação do acesso principal ao câmpus. A obra que deve estar pronta até o final de setembro deste ano, visa melhorar o acesso à Universidade e desafogar o trânsito.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Almir, “A cada semestre cresce o número de estudantes, professores e técnicos administrativos que possuem veículos automotores, gerando desta forma, um engarrafamento que tem afetado não somente a universidade, mas grande parte dos arredores da Ufla. Com a duplicação da avenida e a construção de portarias secundárias, esse problema será aliviado.”

Na avaliação anual do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep) e Ministério da Educação (Mec), através da Comissão Permanente de Avaliação da Ufla (CPA), a comunidade acadêmica destacou os investimentos crescentes de infraestrutura, mas avaliou como negativo o setor de trânsito da Universidade.

Segundo o professor João Almir, essas melhorias acabam trazendo transtornos, mas ele pede a compreensão de todos: “Pedimos a compreensão e a paciência de todos, pois esse transtorno é momentâneo, porém, os benefícios serão permanentes”.

A duplicação possuirá um novo sistema de energia elétrica e iluminação, todo o planejamento de saneamento básico (redes de esgoto e águas pluviais), cabeamento óptico e telefônico, além da construção de calçadas e ciclovias, agregando segurança aos pedestres e ciclistas.

De acordo com o vice-reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo, todo o recurso para a duplicação foi negociado pela Direção Executiva da Universidade através do Governo Federal.