Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Café é prioridade para Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Junho 2011 08:21 | Última Atualização: Segunda, 30 Mai 2011 12:41
Por Cibele Aguiar
Na sexta-feira (27), o Polo de Excelência do Café (PEC) recebeu a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, que confirmou o compromisso de continuar apoiando as ações de inovação para o setor, ressaltando que o café é uma das atividades prioritárias para a Secretaria e para o Estado. A reunião teve como objetivo apresentar as ações do PEC, os projetos em andamento e os desafios para  alcançar a meta de construir um ambiente e uma cultura de inovação para o café. Entre os assuntos tratados, o gerente executivo do PEC, Edinaldo José Abrahão, apresentou os princípios de integração baseado na tríplice hélice (Universidade, Empresa e Governo), com foco na transformação do conhecimento em desenvolvimento regional e negócios de alto valor agregado. Foram apresentados os projetos desenvolvidos com o apoio articulador do PEC, sobretudo, visando a tornar o Estado mais competitivo no setor cafeeiro, com a articulação de competências e otimização de recursos. Os princípios de articulação e o foco em inovação, que são a base do PEC, chamaram a atenção do secretário Narcio Rodrigues. Em seu depoimento, enfatizou a visão estratégica, aliada ao conceito social e histórico desta cultura, em que Minas Gerais mantém liderança nacional. O secretário destacou como prioridade a construção da Agência de Referência e Inovação do Café, a elaboração do inventário da cafeicultura no Estado (que incluem o levantamento do parque cafeeiro e o mapeamento da qualidade de microrregiões) e o incentivo à agregação de valor ao café torrado e moído, visando à geração de renda e empregos mais qualificados. “Vocês contem comigo. A primeira coisa que devemos fazer é desembaraçar. Vamos apoiar o Polo na materialização do espaço físico e de estruturas para a inovação e dar ao Polo de Excelência do Café uma nova fase de tarefas”, ressaltou Narcio Rodrigues, prometendo uma nova visita a Lavras para conhecer ainda mais os projetos em desenvolvimento. “O café está em nosso foco”, completou. Além do secretário, a reunião contou com a presença da equipe da Sectes: superintendente de Ensino Superior, Rodrigo Zuquim Macedo; subsecretário de Ensino Superior, Fábio Pimenta Esper Kallas; superintendente de Inovação Tecnológica, José Luciano de Assis Pereira e a superintendente de Inovação Social, Lélia Inês Teixeira. Também participaram da reunião o coordenador do PEC, professor Rubens José Guimarães; o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT/Café), professor Mário Lúcio Vilela de Resende, o coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior e o coordenador do projeto Articulação Virtual do Café, Sérgio Parreiras Pereira. Confira as fotos [nggallery id=5]

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção