Professor Alfredo Scheid Lopes lança site em comemoração aos 50 anos de formatura

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 03 Junho 2011 08:20 | Última Atualização: Quarta, 01 Junho 2011 08:09
Por Cibele Aguiar
Em comemoração aos 50 anos de formatura dos engenheiros agrônomos da turma de 1961 da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), o professor Alfredo Scheid Lopes, professor emérito da UFLA e expoente na área de Fertilidade e Manejo de Solos, acaba de lançar seu site na Internet: http://www.dcs.ufla.br/alfredao [caption id="attachment_3723" align="alignleft" width="300" caption="A 1ª partida do Pelé, então com 16 anos, pelo Santos em Minas Gerais foi em 1957, em Lavras contra o Fabril. E. C. Foi 7 a 2 para o Santos, Pelé fez 4 gols."][/caption] Além de disponibilizar grande parte das publicações técnico-científicas e palestras proferidas em mais de 500 eventos no Brasil e em cerca de trinta países no exterior, o site traz um pouco da história da vida do professor Alfredo. O visitante terá a oportunidade de conhecer o currículo do professor, com destaque para algumas de suas conquistas profissionais, como o pioneirismo nos estudos de diagnose e manejo da fertilidade dos solos dos Cerrados no Brasil. No site, estão disponíveis as orientações sobre o Guia de Fertilidade do Solo, versão multimídia, lançado em 2004. O site inclui as memórias do atleta de destaque, com fotos históricas, como o primeiro jogo de futebol com a presença do Pelé em Minas Gerais, realizado em Lavras, em 1957, quando o professor Alfredo marcou dois gols pelo Fabril Esporte Clube contra sete gols do Santos (quatro de Pelé). O site também traz os hobbies do professor, que incluem orquídeas, carpintaria, artesanato (macramê) e música. A história da vida e do sucesso do professor Alfredo confunde-se com a história da UFLA nos últimos 50 anos. [caption id="attachment_3706" align="alignright" width="300" caption="Time do Fabril E.C. de Lavras no jogo contra o Santos F. C. em 1957."][/caption] Assim como a Universidade, ele soube acompanhar a evolução dos tempos, compartilhando e democratizando suas publicações em ambientes virtuais. De acordo com o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, “a visita ao site do professor Alfredo representa a oportunidade de acesso a uma verdadeira aula da saudade para seus ex-alunos e contemporâneos, além de excelente oportunidade de aprendizado para as novas gerações com este professor, que é orgulho da academia, um dos maiores expoentes de nossa comunidade universitária e que assim como a ESAL-UFLA, sempre esteve à frente de seu tempo”.