Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Brigada de Incêndio da UFLA expõe equipamentos de trabalho

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 10 Junho 2011 08:28 | Última Atualização: Quarta, 08 Junho 2011 12:04
[caption id="attachment_3880" align="alignright" width="300" caption="Alguns membros da Brigada de Incêndios da UFLA"]Brigada de Incêndios[/caption] Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente e como forma de alertar a população sobre o risco de queimadas neste período de secas, a Brigada de Incêndio da UFLA realizou terça-feira (7), na Cantina Central da Universidade, uma exposição dos equipamentos utilizados durante as operações de combate. Quem visitou a exposição pôde ainda esclarecer dúvidas com uma equipe de brigadistas que estava de plantão no local. Segundo o chefe da Brigada, Alexandre Pimentel, o objetivo principal da exposição foi evidenciar o trabalho da equipe. “Queremos mostrar para a comunidade acadêmica que a UFLA possui uma Brigada de Incêndio competente, treinada e capaz de combater princípios de incêndios e evitar que se tornem grandes desastres”, contou. O brigadista Pimentel ressaltou ainda que, desde 2007, quando a Brigada foi efetivamente montada, os atendimentos às chamadas para combate de incêndios foram visivelmente otimizados. “Desde 2009 não há registros da presença do Corpo de Bombeiros na UFLA. Isso porque a Brigada foi capaz de abafar todos os focos de incêndio em seu princípio”, comemorou Pimentel, acrescentando que a Brigada conta com 28 homens treinados e avaliados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). De acordo com o brigadista Reginaldo Donizeti da Silva, o interesse na exposição da Brigada de Incêndios é um sinal de mobilização da comunidade acadêmica.  “Nós fomos bastante abordados pelo público, alunos principalmente, interessados em saber mais sobre o nosso trabalho. Isso é um sinal de reconhecimento”, comentou. A Brigada de Incêndio da UFLA é voluntária para combater focos de incêndio em Parques Estaduais e Reservas Ecológicas, quando solicitada pelo Corpo de Bombeiros. ALERTA - O período que compreende os meses de junho a setembro é considerado uma época de seca crítica e risco iminente de incêndios. Só nesse período a Brigada de Incêndio da UFLA recebe, em média, dois chamados por semana. Evite que o fogo comece. Não jogue bitucas de cigarro na vegetação, não faça fogueiras, não solte balões. Incêndios Florestais são responsáveis por grandes danos - muitas vezes irreparáveis - para plantas, animais, solo, água e para a economia da região. Reportagem da TV Universitária: [youtube]rFRKtrPIsRA[/youtube] Imagens: Jayme Rodrigues Jornalista: Lisa Fávaro Edição: Sérgio Augusto  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção