Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Mesa-Redonda discute inclusão de pessoa com deficiência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 14 Junho 2011 06:48 | Última Atualização: Sexta, 10 Junho 2011 08:03
Foi realizada nessa quarta-feira (8), no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC), a segunda edição da Mesa Redonda “A Pessoa Deficiente e a Universidade”. Os debates fazem parte do Projeto Incluir, financiado pelo Governo Federal, com o objetivo de instrumentalizar as universidades brasileiras com recursos materiais e humanos para promover a política de inclusão. Na reunião, foi divulgada a aprovação do Projeto Incluir 2010 proposto para a Universidade. Estiveram presentes professores, alunos de graduação, pós-graduação, representantes de órgãos públicos e organizações não governamentais. As palestras tiveram enfoque em temas pertinentes à inclusão de pessoas com necessidades especiais, ministradas pelo professor Warlley Ferreira Sahb, que falou sobre seus estudos nessa área, pelo advogado Nilmar Machado, destacou aspectos jurídicos relevantes ao tema; e pela jornalista Maria de Fátima Ribeiro, que discorreu sobre a ética da inclusão. A interprete de libras Jocione Aparecida Marmontelo foi responsável por mediar os debates aos deficientes auditivos presentes. De acordo com a coordenadora do Projeto Incluir, professora Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, que também coordena o curso de Medicina Veterinária, a realização da segunda edição da  Mesa-Redonda surgiu  em razão da grande procura de pessoas interessadas em saber mais sobre o tema. Entre as conquistas do projeto, destacam-se a implantação de uma sala para deficientes visuais na Biblioteca Central (BC); a instalação de elevadores, pisos táteis e placas de instrução também na BC e a aprovação para a instalação de novos elevadores em pavilhão de aulas, a ser definido.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.