Atletas do CRIA Lavras são destaque e ganham incentivo para treinar

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 27 Junho 2011 07:19 | Última Atualização: Quarta, 22 Junho 2011 12:06
No Campeonato Brasileiro de Atletismo - disputado no último fim de semana  (18 e 19), em São Paulo, sete atletas do Programa CRIA Lavras foram contemplados com o Bolsa Atleta, incentivo oferecido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) a jovens talentos do esporte nacional. Os jovens contemplados são: Althiene dos Santos, Althieres dos Santos, Jenifer Nicole, Paulo Henrique da Silva, Sarah Caroline, Mirelly Paiva e Ana Flora Gonçalves de Paula. [caption id="attachment_4209" align="alignleft" width="300" caption="Atletas do CRIA Lavras e Prof. Fernando Roberto de Oliveira"]CRIA Lavras[/caption] O Bolsa Atleta é concedido pelo período de um ano e consiste no pagamento de um valor mensal em dinheiro, para cada jovem, que deve ser utilizado para cobrir gastos com educação, saúde, inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo. Para o professor do curso de Educação Física da UFLA, Fernando Roberto de Oliveira, que também é coordenador e treinador das equipes do Programa, a concessão dos benefícios é uma forma de manter os jovens no esporte. “Hoje temos pelo menos cinco jovens no Programa com talentos olímpicos. Temos que nos empenhar para não perdermos esses talentos potenciais para o futuro do esporte brasileiro”, comemorou. Destaque na categoria menores Treinadores ligados à Seleção Brasileira de Atletismo (SBA) e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) tiveram motivos de sobra para se impressionar com os resultados da Seleção Mineira, em especial, dos atletas do CRIA Lavras. A equipe obteve o melhor resultado de Minas Gerais da história da competição, ficando em oitavo lugar na classificação geral, com a participação de seis atletas. Segundo o professor Fernando Oliveira, existe uma expectativa muito grande com relação aos jovens atletas para as competições do próximo ano. “Estes jovens ainda são das categorias mirim e menores, o que justifica a expectativa sobre o que serão capazes de fazer nas próximas competições”, afirmou o professor, que teve a iniciativa de trazer o atletismo de volta a Lavras. “O Brasil inteiro conhece a história de Lavras no atletismo, a comunidade esportiva está muito satisfeita com o retorno da modalidade”, concluiu. Próximo desafio A próxima competição a ser disputada pelos atletas do CRIA Lavras é a etapa regional do Campeonato de Atletismo dos Jogos Escolares, que será disputada em Pouso Alegre, nos dias 30 de junho e 1 de julho. Cerca de 70 atletas disputarão os módulos: 1 (12, 13 e 14 anos) e 2 (15, 16 e 17 anos). O Projeto CRIA Lavras é uma parceria entre a Liga de Esportes da Universidade Federal de Lavras (LEUFLA), Prefeitura Municipal de Lavras e Secretaria de Estado de Esportes e Juventude. RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO Althieres dos Santos, 17 anos. Vice-campeão no octatlo Jenifer Nicole, 15 anos. Vice-campeã no salto em altura, com a marca de 1,72 metros. Rafael Correa Teodoro, 17 anos. 5º lugar nos 2 mil metros com obstáculos Paulo Henrique, 16 anos. 5º lugar nos 110 metros com barreiras Althiene dos Santos, 15 anos. 8º lugar no heptatlo.