Lula ganha prêmio World Food Prize

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 27 Junho 2011 21:37 | Última Atualização: Quarta, 22 Junho 2011 12:15
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado, nesta terça-feira (21), como um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011, ao lado de John Kufuor, ex-presidente de Gana. Na edição de 2006, o vencedor deste mesmo prêmio foi o ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alysson Paulinelli, engenheiro agrônomo formado pela UFLA e ex-ministro da Agricultura. O nome de Lula foi anunciado em uma cerimônia em Washington, com a presença da secretária Hillary Clinton. Segundo os organizadores da premiação, Lula e Kufuor foram escolhidos pelo comprometimento pessoal e liderança visionária durante o período que exerceram a Presidência, sobretudo por criar e implementar políticas de governo para aliviar a fome e a pobreza em seus países. Ainda segundo o texto do anúncio, o programa brasileiro Fome Zero rapidamente se transformou em uma das mais bem-sucedidas políticas de segurança alimentar e nutricional no mundo. Instituído em 1986, o prêmio reconhece pessoas que "contribuem para o avanço do desenvolvimento humano ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo". O ex-presidente Lula receberá a premiação de US$ 250 mil (cerca de R$ 398 mil), além de uma escultura de autoria do designer Saul Bass. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 13 de outubro em Des Moines, capital do Estado americano de Iowa (centro do país).