Programa CRIE Curumim oferece avaliações de saúde em parceria com a UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 29 Junho 2011 12:23 | Última Atualização: Quarta, 22 Junho 2011 12:19
Crie CurumimO Programa Centro Regional de Iniciação Esportiva Curumim (CRIE Curumim), parceria entre o Batalhão da Polícia Militar de Lavras e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem pouco mais de um ano, mas já apresenta grandes resultados. Hoje o Programa atende a 260 crianças e, além de inseri-las em competições esportivas da cidade e região, oferece uma avaliação de saúde de todos os participantes. Em recente estudo realizado, foi identificado que 22,7% das crianças estão desnutridas. No mês de maio, 57 crianças foram avaliadas por uma equipe da UFLA e os resultados parciais foram apresentados em uma palestra ministrada pela nutricionista e pós-graduanda da UFLA, Sabrina Nascimento de Aguiar, na segunda-feira (20). O estudo levou em conta estatura, peso das crianças, hábitos alimentares e outros fatores que influenciam na saúde dos participantes. Os primeiros resultados mostraram que muitas crianças do Programa estão desnutridas, o que, na opinião da nutricionista, pode acarretar doenças graves. A partir desses resultados, será elaborado um plano nutricional para cada criança diagnosticada com o problema, que será apresentado individualmente para as famílias. “Cada uma dessas crianças será tratada pelos profissionais da UFLA e suas famílias receberão todas as orientações necessárias”, disse o assessor de comunicação da 6ª Região da Polícia Militar, Major Antônio Claret dos Santos, que também é o idealizador e coordenador do Programa. CRIE CurumimO Programa oferece a crianças e jovens de escolas públicas da cidade oficinas de esportes coordenadas por profissionais do Departamento de Educação Física da UFLA. Além de esporte, como basquete, vôlei e judô, os alunos participam de aulas de cidadania, ministradas por policiais militares.