Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Produtores e especialistas participam do I Encontro de Piscicultores na UFLA

Publicado: Quinta, 28 Julho 2011 12:41 | Última Atualização: Sexta, 15 Julho 2011 12:03
[caption id="attachment_4695" align="alignleft" width="300" caption="Integração entre produtores e acadêmicos para o fortalecimento do setor"][/caption] A abertura oficial do I Encontro de Piscicultores, evento realizado em conjunto com a III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos, aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no anfiteatro da Biblioteca, e contou com a participação de especialistas da área e de cerca de 200 produtores de peixes de diversas regiões do país. O encontro objetiva o intercâmbio de informações entre a comunidade científica, o poder público e os produtores, por meio da promoção, identificação e discussão de problemas ligados a piscicultura. Segundo a presidente do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos, professora Priscila Vieira Rosa, os debates deste encontro vão resultar em um documento que será entregue aos representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Estas demandas também serão analisadas para elaboração de projetos de pesquisa.  Para a Priscila, é importante que o encontro seja uma forma de articulação entre os produtores, a comunidade científica e poder público. O encontro teve início com a apresentação da subsecretária de Pesca e Piscicultura do Estado do Tocantins, Myiuki Hyashida, que destacou a importância da promoção do intercâmbio entre produtores e a comunidade científica. “É a primeira vez que vejo um evento com esse número expressivo de participantes, tanto produtores, quanto cientistas e representantes políticos. Encontros como este são de enorme valia para o setor, principalmente, no contexto de um mercado crescente, onde a exigência de novas tecnologias é cada vez maior e com mais velocidade”, comentou. Integraram a mesa de honra na solenidade de abertura, o presidente da III Conferência Latino-Americana de Peixes Nativos, professor Luis David Solis Murgas; o prefeito Municipal de Boa Esperança, Jair Alves Oliveira, representado o deputado federal Odair Cunha; a presidente do III Congresso Brasileiro de Cultivo de Peixes Nativos, professora Priscila Vieira Rosa; o diretor de Fiscalização da Pesca (SEMAD), Marcelo Coutinho Amarante; a subsecretária de Pesca e Piscicultura do Estado do Tocantins, Myiuki Hyashida; e a chefe geral da Emprapa Pantanal do Mato Grosso do Sul, Emiko Kawakami de Rezende. O evento é uma realização da UFLA, organizado pelo Núcleo de Estudos em Aquacultura (Naqua). Conta com o apoio do MPA; CNPq; Capes; Fapemig; Embrapa Pantanal; Eletrobrás-Furnas; CEMIG e do PET-Zootecnia. Veja reportagem da TV Universitária [youtube]PMmg1tjT6m4[/youtube] .

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção