Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA participa de articulação para a criação do Cedet-E

Publicado: Quarta, 10 Agosto 2011 11:44 | Última Atualização: Sexta, 05 Agosto 2011 13:33
Nessa quinta-feira (4), representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (Aspat) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes (superintendente de Ensino Superior, Rodrigo Zuquim Macedo, e superintendente de Inovação Social, Lélia Inês Teixeira), reuniram-se na Universidade para dar andamento ao projeto de criação do Centro Estadual para Desenvolvimento do Potencial, Talento e Expertise (Cedet – E). A reunião contou com a presença da educadora Zenita Guenther. O Protocolo de Intenções foi assinado durante cerimônia de inauguração da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA, que contou com a presença do secretário Nárcio Rodrigues. O Cedet - E representa a expansão do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), idealizado e conduzido há 18 anos pela educadora Zenita Guenther, com o aporte da Prefeitura Municipal. O novo centro, cuja sigla adiciona a letra “E” de Expertise e de Estado, será instalado em imóvel na cidade de Lavras, com recursos do Estado e execução da Sectes e Prefeitura Municipal. O projeto para a criação do centro estadual prevê a instalação de equipamentos modernos de multimídia e ferramentas tecnológicas, bem como a parceria com grandes empresas e instituições de ensino e pesquisa. [caption id="attachment_4971" align="alignright" width="200" caption="Educadora Zenita Guenther"][/caption] De acordo com a assessora especial para o desenvolvimento acadêmico, Édila Vilela de Rezende Von Pinho, a UFLA foi convidada a participar do projeto em virtude da excelência de seu capital humano e de infraestrutura de laboratórios, fundamentais para ampliar a interação das crianças e professores do Centro com o conhecimento gerado e compartilhado na Universidade. “A tecnologia gerada na UFLA deve ser transferida de forma a impactar positivamente o desenvolvimento da sociedade”, reforça. Uma das metas do Cedet-E é a criação e oferta de um curso de extensão em capacitação de docentes para atuação na educação de talentosos, em parceria com a UFLA. O curso será formulado e gerenciado pelo Centro de Educação à Distância (CEAD/UFLA), com conteúdo compartilhado e as especificidades que a metodologia exige. Recebem atendimento no CEDET-MG crianças e jovens que sinalizam capacidade elevada e talento, matriculados em instituições de Educação Básica do município e região. Atualmente, cerca de 500 crianças recebem atendimento regular, com plano individual de trabalho, e mais 381estão em processo de observação assistida.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção