Calouros já receberam a caneca: veja como retirar a sua!

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 30 Agosto 2011 07:52 | Última Atualização: Segunda, 22 Agosto 2011 10:33
[caption id="attachment_5241" align="alignleft" width="300" caption="Calouros recebem a nova caneca"][/caption] Na última sexta-feira 19, durante a programação da Recepção dos Calouros, foi lançada a campanha “UFLA Recicla”, que incentiva a substituição dos copos descartáveis por canecas de uso contínuo. Todos os calouros já receberam um kit com a caneca institucional e uma sacola ecológica. A campanha faz parte de um amplo Plano Ambiental, baseando-se no princípio dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Além de outras iniciativas nesta área, a Universidade objetiva reduzir ao máximo a geração de resíduos, além de despertar em toda a comunidade acadêmica a conscientização para a adoção de atitudes sustentáveis. Para tanto, cada estudante, professor, técnico-administrativo e servidor terceirizado está recebendo uma caneca institucional. Além da caneca individual, cada diretoria, departamento ou setor receberá um conjunto de xícaras com a logomarca da Universidade visando a substituir os copos plásticos. A partir de segunda-feira (22), todos os demais estudantes da graduação e pós-graduação deverão retirar a caneca na Cantina Central da Universidade. A entrega será organizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CAs) e Associação de Pós-Graduandos (APG). [caption id="attachment_5242" align="alignright" width="300" caption="Estudantes já estão utilizando suas canecas"][/caption] Os demais estudantes já podem retirar a caneca nos seguintes horários: 8 às 12 h, 14 às 17 h e 19 às 21 h. Nos demais dias da semana (23 a 26) os horários serão: 11 às 13h, 16 às 18 h, 19 às 21 h. A distribuição vai obedecer aos turnos de referência, ou seja, estudantes dos cursos noturnos só poderão retirar a caneca no período noturno.
Vale ressaltar que o uso de copos descartáveis no RU será permitido apenas por um período de adaptação, até o dia 12 de setembro.
Seja um multiplicador desta ideia Em apenas uma semana são utilizados no Restaurante Universitário (RU) uma média de 15 mil copos descartáveis. Esse consumo tem um custo para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) em torno de 22 mil reais ao ano. Além de uma montanha de lixo plástico resultante do RU, cerca de 80% do resíduo das lixeiras espalhadas por todo o câmpus é composto predominantemente por copos descartáveis. Durante o lançamento da Campanha, o vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, convidou os estudantes a serem multiplicadores dos princípios ambientais que norteiam a gestão da Universidade. Ele destacou os programas que vêm sendo implantados e reforçou a importância do envolvimento de toda a comunidade acadêmica para que a UFLA continue sendo referência nesta área. [caption id="attachment_5244" align="alignleft" width="300" caption="Estudantes retiram suas canecas e assinam para registrar"][/caption] O projeto “UFLA Recicla” representa a articulação da Direção Executiva, Praec, Proplag, Prefeitura do Câmpus, Diretoria de Meio Ambiente, Adufla, Sindi-Ufla, Associação de Pós-Graduandos (APG), Diretório Central dos Estudantes (DCE), centros acadêmicos (CAs), estudantes de Engenharia Ambiental e dos Programas de Educação Tutoriais (PET’s) Administração e Engenharia. Todos envolvidos em ações que convergem para o estímulo ao desenvolvimento da cultura ambiental na Universidade. Veja galeria de fotos [nggallery id=22]