Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLACIÊNCIA inicia Ciclo de Palestras do Museu de História Natural nesta terça-feira

Publicado: Terça, 30 Agosto 2011 19:26 | Última Atualização: Segunda, 29 Agosto 2011 12:59
Tem início nesta terça-feira (30), às 17h30, o ciclo de palestras e debates organizado pelo grupo UFLACIÊNCIA, na Sala de Audiovisual do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras. Em comemorações ao Ano Internacional da Química, neste semestre o Ciclo de Palestras estará voltado para esta área do conhecimento. A palestra de abertura terá como tema  “Química em 3D e a Química Medicinal”, e será proferida pelo professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química/UFLA. O evento é aberto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. O estudo da Química tridimensional, ramo da ciência conhecido como Estereoquímica, tem influência marcante nas propriedades macroscópicas de diversas substâncias como, por exemplo, a atividade biológica de fármacos. Entender a dinâmica de moléculas e como elas se apresentam no espaço é, portanto, crucial para entender processos químicos e biológicos. O propósito da palestra é, além de apresentar os aspectos estereoquímicos fundamentais de moléculas orgânicas, fazer um paralelo com algumas técnicas computacionais de modelagem de fármacos. A palestra também trará uma abordagem sobre o nível de desenvolvimento desta área no Brasil, tanto na área da ciência, como na indústria de medicamentos.  Com o objetivo de promover palestras ministradas por especialistas renomados de diversas áreas, com temas relacionados à ciência, tecnologia, meio ambiente, educação, cultura e sociedade, o Ciclo de palestras UFLACIÊNCIA visa a contribuir para a disseminação e popularização do conhecimento científico e também para a formação inicial e continuada de professores. Veja a programação completa: 27/09 – “Gestão de Resíduos Químicos em Laboratórios” Palestrante: Profa. Adelir Aparecida Saczk DQI - UFLA  18/10 – “Transformação da Glicerina Residual do Biodiesel em Produtos de Interesse Industrial: Uso de Compostos de Nióbio como Catalisadores” Palestrante: Prof. Luiz Carlos Alves de Oliveira ICEx - UFMG 08/11 – “Animais Peçonhentos: Toxinas e Envenenamento” Palestrante: Profa. Silvana Marcussi DQI – UFLA  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção