Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Exposição destaca influências da Química no cotidiano

Publicado: Terça, 08 Janeiro 2013 13:14 | Última Atualização: Terça, 20 Setembro 2011 12:23
Permanece na UFLA até a sexta-feira (23) a exposição itinerante “A Química no Cotidiano”. Durante o dia 20, os painéis ficam no pátio da Cantina Central e, nos dias seguintes, serão expostos na entrada do Departamento de Química (DQI). São 18 painéis que mostram a contribuição dessa área do conhecimento em quatro esferas do cotidiano: energia e sustentabilidade, saúde, alimentos e materiais. O módulo energia e sustentabilidade aborda especialmente a evolução dos combustíveis, do petróleo à busca por alternativas ecológicas, passando pelas viagens espaciais. Já os painéis relacionando química e saúde demonstram o desenvolvimento de tratamentos, a descoberta de vacinas e até o fornecimento de água potável. A importância da química na alimentação humana é mostrada por meio da produção e conservação dos alimentos, além da busca por opções mais saudáveis e saborosas. Por fim, a exposição mostra como o desenvolvimento de novos materiais a partir da química possibilitou o avanço tecnológico. Em Minas Gerais, a exposição passará por algumas universidades, mas na semana seguinte prossegue de Lavras para a Escola Estadual Benjamim Guimarães, em Bom Sucesso. Isso permitirá um contato maior de estudantes do ensino médio com a disciplina, de acordo com o professor Walclée de Carvalho Melo, do DQI. Elaborada pelo Museu da Vida (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a exposição “A Química no Cotidiano” faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química (2011) e tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na UFLA, a iniciativa é do grupo UFLACIÊNCIA, Museu de História Natural e DQI. O professor Bruno Andrade Pinto Monteiro coordena a exposição na UFLA, enquanto os professores Walclée Melo (DQI) e Maria Soraya Avelar (E. E. Benjamim Guimarães) se encarregam da exposição itinerante em Bom Sucesso.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.