Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA se mobiliza para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 21 Outubro 2011 12:09 | Última Atualização: Terça, 18 Outubro 2011 07:59
Cibele aguiar e Mateus Lima
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mais de 500 instituições de ensino do país celebram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programação de 17 a 23 de outubro. O tema desta edição será “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. Na UFLA, a cerimônia de abertura da Semana está marcada para a quarta-feira (19), às 8 horas, no anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG). A programação desta quarta-feira (19) contará ainda com a palestra “Mudanças climáticas e imunoprofilaxia”, ministrada pela professora Ana Paula Peconick, do Departamento de Medicina Veterinária (DMV). Em seguida, o professor e permacultor australiano Skye Riquelme profere a palestra “Propostas da permacultura para as questões ambientais correlatas ao aquecimento global”. Na parte da tarde, das 13 às 17 horas, haverá o dia de campo “Construção participativa de dois modelos de sistemas agroecológicos: Bacia de Evapotranspiração para Tratamento de Dejetos Humanos e Sistema Integrado Sustentável de Produção de Hortaliças e Suínos”. O evento será no Departamento de Engenharia e no campo experimental, sob a coordenação do professor Gilmar Tavares. Durante toda a semana, o Museu de História Natural (Câmpus Histórico da UFLA) promove exposições que ilustram processos químicos e físicos sobre o CO2 e regulação da temperatura terrestre. O Museu recebe visitas das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. O evento A finalidade principal da semana, realizada desde 2004, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a sociedade e para o desenvolvimento do país. A semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e promovida em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas. Na UFLA, o evento recebe a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A programação recebe o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Veja a programação completa (com alterações) e outras informações no site  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.