Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto Coffee & Climate é lançado em Workshop na UFLA

Publicado: Quinta, 10 Novembro 2011 05:58 | Última Atualização: Quarta, 26 Outubro 2011 13:51
Cibele Aguiar
Aconteceu nessa segunda-feira (24), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o lançamento do projeto Coffee & Climate, mais uma iniciativa que está se formando no mundo do café. O projeto representa a articulação global de empresas privadas e instituições públicas voltadas para debater, pesquisar e oferecer aos cafeicultores, sobretudo de base familiar, um conjunto de ferramentas para enfrentar o cenário de mudanças climáticas na cadeia do café. O workshop finaliza uma fase dos trabalhos iniciados na semana passada (18 de outubro), quando o projeto foi apresentado a uma equipe de profissionais interessados na temática e parceiros locais, seguido da aplicação de uma metodologia participativa, em projeto-piloto na comunidade do Pavão, município de Perdões, nos dias 20 e 21 de outubro. O Workshop contou com a apresentação do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Hilton Silveira Pinto, que destacou os estudos de sua equipe com relação às alterações climáticas nas ultimas décadas. O professor segue a corrente de que as alterações climáticas devem ser uma preocupação que exige atitudes emergenciais de prevenção, reforçando a polêmica teoria de que o café poderá até migrar para Estados da Região Sul do país. Café e Clima Grandes comerciantes e instituições participam da iniciativa Coffee & Climate, sendo o Brasil um dos quatro países escolhidos como piloto para o desenvolvimento de uma série de pesquisas, além de Guatemala, Tanzânia e Vietnã. No Brasil, a coordenação do projeto está sob a responsabilidade da Fundação Hans Neumann, mantenedora do programa Força Café, que apóia associações de cafeicultores familiares nos municípios de Perdões, Santo Antônio do Amparo, Lambari, São Francisco de Paula, Ribeirão Vermelho e Cana Verde, todos no sul de Minas. De acordo com o gerente de Projetos da Fundação Hans Neumann, Michael Opitz, o projeto terá duração de dois anos e meio e contará com um orçamento de 1,8 milhão de euros, para articulação e aplicação do projeto nos quatro países selecionados.  De acordo com Patrik Avelar Lage, coordenador do projeto no Brasil pela Fundação Hans Neumann, a proposta é avaliar os cenários futuros para a cafeicultura com base em prováveis impactos das mudanças climáticas. O projeto tem como enfoque as pequenas propriedades rurais, que concentram o maior número de cafeicultores e que apresentam a menor capacidade de se adaptar às mudanças.  Informações: (35) 3863-1186 Site: http://www.coffeeandclimate.org/

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção