Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professora da UFLA participa de encontro internacional sobre controle biológico

Publicado: Quinta, 10 Novembro 2011 05:55 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2011 08:39
Cibele Aguiar
A convite da “International Biocontrol Manufactures Association (IBMA)”, a professora Vanda Helena Paes Bueno, do Departamento de Entomologia (DEN), representou a Universidade Federal de Lavras (UFLA) no 6th Annual Biocontrol Industry Meeting (ABIM)  no Centro de Convenções da cidade de Lucerne, Suiça, no período de 24 a 26 de Outubro. Única representante de instituição brasileira, a professora apresentou o trabalho intitulado “Natural enemies of Tuta absoluta: Orius, Geocoris and new species?”, que faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido juntamente com o grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Entomologia da UFLA sob sua orientação. O projeto é desenvolvido em colaboração com a Universidade de Wageningen - Holanda. Conta também com o suporte financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O projeto envolve a busca, estudo e avaliação de inimigos naturais potenciais e nativos no Brasil a serem usados em programas de controle biológico de Tuta absoluta em cultivos de tomate. De acordo com a professora, o estudo representa um grande marco, uma vez que T. absoluta é uma praga originaria da América do Sul e o Brasil apresenta grandes possibilidades de ser também o lugar onde podem ser encontrados importantes e potenciais inimigos naturais para a praga que, desde o ano de 2006, entrou na Europa, com efeitos devastadores em cultivos de tomate em vários países do continente europeu e africano. O sistema biológico é apontado como alternativa ao enorme volume de produtos químicos necessários para o controle dessa praga (em torno de 55 kg de ingredientes ativos/ha), evitando problemas ambientais e sociais, assim como a mortalidade de inimigos naturais e o desenvolvimento de populações resistentes à praga. Para a Vanda Bueno, a participação no evento permitiu também a troca de experiência global e a obtenção de informações sobre os mais novos produtos e desenvolvimentos no mercado mundial. “A pesquisa desses novos inimigos naturais representa para a indústria do controle biológico a possibilidade de se ter um novo produto biológico no mercado, trazendo ao agricultor uma nova ferramenta para a condução do processo de agricultura mais sustentável e limpa, inclusive no Brasil”, enfatiza. Detalhes no site http://www.abim.ch/abim-20100.html  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.