Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Animais Peçonhentos é tema de palestra no Museu de História Natural

Publicado: Quinta, 10 Novembro 2011 05:55 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2011 08:43
Cibele Aguiar
O tema “Animais peçonhentos: toxinas e envenenamento” foi selecionado para o fechamento do Ciclo de Palestras do Museu de História Natural (MHN), nesta terça-feira (8), às 17h30, na sala de audiovisual do MHN – Câmpus Histórico. A palestra será proferida pela professora do departamento de Química Silvana Marcussi. O Ciclo de Palestras é uma iniciativa do grupo UFLA Ciência.   A falta de um sistema eficiente de notificação dos casos de envenenamento leva a um desconhecimento do número de acidentes que ocorrem com animais peçonhentos no país. Acidentes com serpentes podem resultar na amputação do membro atingido ou em morte da vítima. Destacam-se também acidentes fatais com abelhas e escorpiões, animais que podem ser encontrados com frequência em ambientes urbanos. Estudos na área de toxinologia têm resultado em informações morfológicas e comportamentais desses animais, assim como no conhecimento das moléculas que compõem as diferentes peçonhas. Essas moléculas biologicamente ativas despertam o interesse de cientistas devido a seu potencial para a elaboração de fármacos aplicáveis no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson, trombose, hipertensão e câncer.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção