Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Cinema com Vida apresenta "Noites de Circo"

Publicado: Quinta, 10 Novembro 2011 14:23 | Última Atualização: Segunda, 07 Novembro 2011 13:11
Lançado em 1953, Noites de Circo foi apresentado no Quarto Centenário de São Paulo, marcando a descoberta do diretor sueco Ingmar Bergman pelos brasileiros. Incompreendido por muitos na época, o filme foi lançado no EUA como um filme erótico, com o nome "Naked Night" (depois virou "Sawdust and Tinsel").  O filme aborda uma decadente companhia circense no interior da Suécia que se prepara para um novo espetáculo, enquanto o diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.  Anna é vivida por uma de suas atrizes favoritas, Harriet Anderson, apresentada por Bergman no filme “Monika e o desejo”, lançado no mesmo ano. O filme foi um divisor de águas na filmografia de Bergman, tendo grande importância para sua consagração como mestre do cinema. Com este filme, inicia-se uma parceria que perdurou por décadas. É aqui que o fotógrafo Sven Nykvist inicia seu trabalho, carregando a obra com traços expressionistas: o claro/escuro, foco no rosto, deslocamentos bruscos, além de tortuosos pontos de emanação da luz. A exibição faz parte da Mostra de Filmes Cinema com Vida, todas as quartas-feiras, às 14 horas, no Museu de História Natural (MHN), no câmpus histórico.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção