Equipamento desenvolvido na UFLA chama a atenção de pesquisadores estrangeiros

Publicado: Quinta, 17 Novembro 2011 11:47 | Última Atualização: Quinta, 10 Novembro 2011 12:48
O Sistema Dinâmico de Pluviometria – SDP, criado pelo professor Luiz Lima, do Departamento de Engenharia (DEG), será utilizado para quantificar a energia cinética de simuladores de chuva.  O equipamento foi testado por duas semanas na Universidade de Purdue e revelou ser capaz de avaliar a velocidade das gotas e quantificar a energia cinética de chuvas naturais ou artificiais.  Além do interesse do Laboratório Nacional de Pesquisa em Erosão de Solos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (National Soil Erosion Research Laboratory), duas instituições de pesquisa da China demonstraram interesse no equipamento.  A inovação já foi demonstrada também na Universidade de Ghent, na Bélgica, no Simposio Internacional de Erosão.  Desenvolvido com apoio do CNPq e da Fapemig, o protótipo continuará nos Estados Unidos pelos próximos seis meses, para estudos mais avançados de energia cinética da chuva e erosão do solo, que serão conduzidos conjuntamente entre a UFLA e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.  Segundo o professor Luiz Lima, o equipamento já teve sua patente depositada e deverá, em breve, ser disponibilizado no mercado pela Incubadora de Empresas da de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec).