Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA sedia Concurso de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance

Publicado: Segunda, 05 Janeiro 2015 07:11 | Última Atualização: Sexta, 11 Novembro 2011 12:37
Cibele Aguiar
Foram conhecidos nessa quinta-feira (9) os 10 cafés do Brasil ranqueados na 4ª Prova de Cafés Certificados Imaflora/Rainforest Alliance. A fase final foi realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Flávio Meira Borém e com a participação da coordenadora do Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, professora Rosemary Gualberto Alvarenga Pereira, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA).  O Concurso de Qualidade de Cafés Certificados Rainforest Alliance é organizado pelo IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, sediado em Piracicaba - SP, que representa a Rainforest Alliance no Brasil, em parceria com a UFLA. O Concurso tem abrangência nacional, congregando todas as propriedades certificadas segundo os protocolos de produção Rainforest Alliance. As 81 amostras enviadas para o concurso foram classificadas e preparadas no Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas do DEG e a prova sensorial da bebida foi realizada no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café. A seleção dos melhores cafés certificados Rainforest Alliance contou com a avaliação de 11 juízes credenciados pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), incluindo a professora Rosemary Pereira. As 10 amostras selecionadas serão enviadas para a etapa internacional, que terá a fase de classificação final nos dias 5 e 6 de dezembro na sede da SCAA, na Califórnia. Os vencedores mundiais serão conhecidos na conferência anual da SCAA, em Portland, EUA, em abril de 2012.   Para o professor Flávio Borém, o concurso aproxima produtores de cafés certificados com qualidade superior de compradores desse segmento diferenciado, facilitando oportunidades de negócios.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.