Treinamento enfoca prevenção às endemias

Publicado: Quinta, 18 Dezembro 2014 08:42 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2011 09:30
Servidores do Departamento de Medicina Veterinária participaram de um treinamento sobre prevenção às epidemias, especialmente dengue e leishmaniose, no dia 18. A iniciativa foi da Coordenação de Prevenção de Endemias da UFLA, vinculada à Diretoria do Meio Ambiente. A prevenção ao dengue foi o principal ponto abordado no treinamento, com destaque para a identificação de focos. Também houve distribuição de material e orientações para diagnosticar problemas relativos à doença na UFLA, como lidar com ela e a quem recorrer na universidade. As professoras Stela Márcia Pereira e Joziana Muniz de Paiva Barçante alertaram que Lavras possui um elevado índice de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus do dengue. Portanto, a população deve permanecer aalerta. De acordo com a professora Stela, "As ações de prevenção precisam ser feitas durante o ano todo, pois os ovos do mosquito podem demorar meses para eclodirem". Joziana complementou que a prevenção deve ser um trabalho coletivo e geral.   A Coordenação de Prevenção de Endemias trabalha com a prevenção e controle de diversas doenças endêmicas e tem parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Lavras. É formada por professores, administradores, bolsistas e estudantes da UFLA.