Reitor da UFLA recebe prêmio em Brasília pelo crescimento da produção científica na Universidade

Publicado: Sexta, 13 Janeiro 2012 16:22 | Última Atualização: Quinta, 08 Dezembro 2011 12:52
Cibele Aguiar
[caption id="attachment_8091" align="alignright" width="300" caption="Reitor Nazareno Mendes recebe a distinção pela evolução da produção científica na UFLA"][/caption] Nessa quarta-feira (7), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou da cerimônia em Brasília na qual recebeu o Prêmio SciVal Brasil, lançado pela Editora Elsevier com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como reconhecimento a instituições que mais contribuem para o desenvolvimento do país. O reitor estava acompanhado da assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, professora Édila Vilela Rezende de von Pinho. O crescimento da produção científica no período de 2006 a 2010 foi o indicador que consagrou a UFLA dentre as instituições que se destacaram pela representatividade no cenário nacional e internacional. Na avaliação do reitor, professor Nazareno Mendes, “a premiação é mais um reconhecimento à contribuição da UFLA como instituição de ensino e pesquisa, entre todas as que oferecem pós-graduação no Brasil, destacada com o maior crescimento da produção científica”. Em sua primeira edição no Brasil, a premiação homenageia instituições de ensino e pesquisa que, juntas, produziram mais de 73 mil trabalhos científicos. As vencedoras foram selecionadas com base em seis indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de gestão de produção científica SciVal, da Elsevier, como número de artigos científicos publicados em revistas indexadas, colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento. O Prêmio SciVal Brasil faz referência ao portfólio de ferramentas web da Elsevier para a gestão da produção científica denominado SciVal®, que apoia a tomada de decisão institucional, para estabelecer, executar e avaliar estratégias de pesquisa. A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de 7.000 funcionários em 77 escritórios em 24 países, atendendo a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo.