Primeira tese de Doutorado do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias é defendida

Publicado: Terça, 08 Janeiro 2013 13:26 | Última Atualização: Sexta, 16 Dezembro 2011 08:51
[caption id="attachment_8272" align="alignright" width="300"]
Carlos Augusto na apresentação da tese[/caption] Em 2009, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UFLA passou a ser oferecido em nível de doutorado – e na manhã do dia 16, o doutorando Carlos Augusto Gomes Leal defendeu a primeira tese, intitulada: “Desenvolvimento e otimização de protocolos de PCR em tempo real para o diagnóstico de patógenos emergentes para a aquicultura nacional”. A tese trata de um método inovador para detectar rapidamente doenças em camarões e tilápias; mais especificamente, a nova tecnologia é aplicável para dois tipos de doenças virais de camarões e dois tipos de doenças bacterianas em tilápias. São doenças emergentes, que representam um grande prejuízo para a aquicultura brasileira – setor que vem apresentando um crescimento considerável nos últimos 30 anos. A tese foi elaborada em uma das linhas de pesquisa (a primeira a ser oferecida) do PPGCV: Genética, reprodução e sanidade de animais aquáticos. Em 2010, o programa passou a abranger uma segunda linha de pesquisa: Clínica, cirurgia e patologia veterinárias. A banca foi presidida pelo professor Henrique César Pereira Figueiredo (orientador) e composta pelos professores Rômulo Cerqueira Leite (Universidade Federal de Minas Gerais), Thales Passos de Andrade (Universidade Estadual do Maranhão) e Luciano Vilela Paiva (Departamento de Química da UFLA). A pesquisa foi coorientada pelos professores do Departamento de Medicina Veterinária Gláucia Frasnelli Mian e Geraldo Márcio da Costa. O Programa O PPGCV, em nível de mestrado, foi aprovado pela Capes em 2004 e teve seu início em março do ano seguinte.  Atualmente, conta com 60 alunos matriculados, sendo 45 de mestrado e 15 de doutorado. Até o momento, foram defendidas 70 dissertações. De acordo com o coordenador do PPGCV, professor Márcio Gilberto Zangeronimo, o oferecimento do doutorado trouxe mais professores para o programa, permitindo o desenvolvimento de mais pesquisas e o oferecimento de mais disciplinas para o nível de mestrado. Por fim, contribuiu para a melhoria da qualidade do programa, possibilitando a qualificação do corpo discente, internacionalização e aumento do número de projetos de pesquisa aprovados.  O programa possui convênios com universidades da Argentina, Colômbia e Espanha.