Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA encerra com sucesso cursos na área de semente para países em desenvolvimento

Publicado: Segunda, 02 Janeiro 2012 14:16 | Última Atualização: Segunda, 19 Dezembro 2011 13:43
Cibele Aguiar
Representantes de 18 países da África, Oceania, Ásia, América Central e América do Sul avaliaram positivamente a participação em dois cursos intensivos de Produção, Tecnologia e Sanidade de Sementes promovidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), no período de 21 de novembro a 2 de dezembro. Os cursos, ministrados por professores do Departamento de Fitopatologia  – DFP  e do Departamento de Agricultura – DAG, foram selecionados pelo Ministério de Relações Exteriores – Itamaraty, com a proposta de compartilhar conhecimentos com profissionais de países em desenvolvimento. Participam dos cursos representantes de Angola, Burkina Faso, Costa Rica, Cuba, Egito, Equador, Gabão, Honduras, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Congo, Senegal, Sudão, Timor Leste, Tonga, Uganda, Venezuela. Os cursos foram oferecidos durantes duas semanas, divididos em duas turmas: Produção e Tecnologia, sob a coordenação do professor Renato Mendes Guimarães e Sanidade de Sementes, sob a coordenação do professor José da Cruz Machado. De acordo com o professor José Machado, com base nas avaliações realizadas pelos participantes ao final das atividades, os cursos foram considerados de extrema relevância para o exercício profissional, havendo por parte deles o pedido para que a UFLA, com o apoio do governo brasileiro, dê continuidade à oferta de cursos dessa natureza. [caption id="attachment_8311" align="alignleft" width="300" caption="Interação e aprendizado marcam a realização dos cursos na UFLA"][/caption] Nos cursos foram proferidas aulas e práticas em tópicos devidamente selecionados para atender aos anseios dos participantes, tendo participado cerca de 10 instrutores, envolvendo professores do quadro efetivo da Universidade, pós-doutorandos e doutorandos matriculados em Programas da Instituição. Para o curso de Sanidade de Sementes, as aulas práticas foram realizadas nas novas instalações do Setor de Patologia de Sementes, que conta com equipamentos recém-adquiridos que permitem demonstrações na área de diagnose de doenças associadas às sementes de espécies de clima tropical. De acordo com o professor Machado, muitos participantes manifestaram interesse em voltar à UFLA para cursos de pós-graduação ou estágios mais prolongados. Além do conhecimento técnico, o professor também destacou a interação a o aprendizado de novas culturas, em momentos singulares de celebrações entre os representantes de 18 países.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.