Lançamento do Fundo Estadual do Café marca premiação dos melhores cafés de Minas

Publicado: Segunda, 02 Janeiro 2012 14:16 | Última Atualização: Segunda, 19 Dezembro 2011 19:10
Cibele Aguiar
Na última sexta-feira (16), no Palácio Tiradentes, Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia participou da cerimônia de premiação dos finalistas do 8º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Além da emoção da divulgação dos melhores cafés produzidos no Estado, a solenidade também foi marcada pela assinatura e encaminhamento à Assembléia Legislativa do projeto de lei que institui o Fundo Estadual do Café (Fecafé), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social, a competitividade e a sustentabilidade da cadeia produtiva do café. Na mesa de honra, a presença do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.     Em seu pronunciamento, o governador enalteceu a importância da atividade e a participação da UFLA no desdobramento da qualidade do café produzido no Estado. “Quando o café está bem, nós percebemos que há todo um círculo de prosperidade no interior… o comércio responde melhor e a indústria também… o café está de modo indelével preso à nossa trajetória, ao nosso código genético, à história de Minas Gerais. Por isso, quando falamos que o café é o nosso ouro verde, é muito mais do que uma simbologia”. Dentre as ações a serem desenvolvidas no âmbito do fundo permanente da cafeicultura, o governador Anastasia destacou o georreferenciamento do parque cafeeiro, que permitirá o mapeamento quantitativo e qualitativo do café produzido no Estado. O projeto, que vem sendo chamado de Inventário do Café, deverá ser coordenado pela UFLA, em parceria com instituições de referência no Estado e com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.