Carmo de Minas se destaca no 8º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Publicado: Segunda, 02 Janeiro 2012 14:16 | Última Atualização: Segunda, 19 Dezembro 2011 19:12
Cibele Aguiar
Os cafés que receberam a melhor pontuação no 8º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, na categoria Natural e Cereja Descascado (CD), são de Carmo de Minas, no Sul de Minas. O cafeicultor José Wagner Ribeiro Junqueira recebeu a premiação pelo melhor café CD e também foi homenageado com a Medalha de Sustentabilidade. O melhor café da categoria Natural foi do produtor Antônio Mello Canato. Um microlote de uma saca de cada uma dessas amostras foi leiloado por 5 mil reais cada. Todos os lotes tiveram valor de venda mínimo de R$610,00. Em sua 8ª edição, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais teve a inscrição recorde de 1.637 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Participaram da cerimônia de premiação os 106 finalistas do concurso – 48 na categoria “natural” e 58 na categoria “cereja descascado”. Desse total, foram selecionados os três melhores cafés de cada categoria e em cada região. O 8º Concurso Estadual dos Cafés de Minas foi promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da EMATER-MG e apoio da UFLA. A iniciativa tem como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sul de Minas - Campus Machado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); o Centro de Excelência de Café de Machado; o Polo de Excelência de Café, o Sindicafé-MG, além de cooperativas e demais instituições do setor.