Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Comunidade: projeto promove a prevenção da obesidade e diabetes tipo 2 em crianças de Lavras

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Domingo, 29 Novembro -0001 20:53 | Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 16:56
O Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes da Universidade Federal de Lavras (Neodia/UFLA) iniciou neste mês, as atividades do projeto de extensão “PENSAR” na Escola Estadual Azarias Ribeiro, no bairro Cruzeiro do Sul, em Lavras. O projeto realiza atividades semanais preparadas por estudantes e professores do Neodia para crianças entre 6 e 8 anos. O objetivo principal é propor uma mudança no estilo de vida dos alunos, para prevenir a diabetes e a obesidade e suas complicações. Além disso, o projeto vai analisar o conhecimento das crianças sobre os temas propostos com intenção de dimensionar a perspectiva delas em relação a essas doenças, e assim promover a educação em saúde. A ideia do projeto partiu do crescente e preocupante aumento da prevalência dessas doenças na população mundial e em particular no Brasil. Dados recentes indicam que mais da metade da população brasileira está com excesso de peso. Além disso, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF) , no Brasil há cerca de 14 milhões de adultos com diabetes. Por isso, é necessário um trabalho urgente de prevenção e conscientização da população para evitar os eventuais riscos à saúde, associados ao excesso de peso e à hiperglicemia. Como a  prevenção passa por hábitos saudáveis, como alimentação e prática de atividades físicas, a educação em saúde desde os primeiros anos de vida pode consolidar tais atitudes, e ainda influenciar o comportamento de todo o núcleo familiar. A intenção do Neodia é de que o projeto se consolide e possa ser executado de maneira contínua em outras escolas da cidade. Karina Mascarenhas, jornalista- bolsista Dcom/UFLA. 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção