Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor Expedito Parente, inventor do biodiesel, morre aos 70 anos

Publicado: Segunda, 26 Setembro 2011 07:03 | Última Atualização: Quarta, 14 Setembro 2011 13:30
Cibele Aguiar
O engenheiro químico e empresário Expedito de Sá Parente, inventor do biodiesel e do bioquerosene, morreu nessa terça-feira (13/9), em Fortaleza (CE), em decorrência de complicações durante uma cirurgia.  Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi inventor e autor da primeira patente mundial da produção de biodiesel a partir de plantas oleaginosas, na década de 80. A invenção rendeu ao professor o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo norte-americano, de empresas como a Boeing e agências como a NASA. Em 2008, o professor Expedito Parente foi condecorado com a Medalha do Centenário da UFLA, por ocasião de sua participação no 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado na Universidade.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção