Professor do DEG viaja para conhecer resultados do "Vozes da África"

Publicado: Quarta, 27 Novembro 2013 07:42 | Última Atualização: Segunda, 25 Novembro 2013 12:54
Vozes da África - Gilmar TavaresO professor extensionista Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), avança em mais uma etapa no projeto Vozes da África: no domingo (24), iniciou mais uma viagem para a África. O objetivo é dar continuidade ao Programa de Segurança Alimentar que está sendo construído participativamente entre o Brasil e a República Democrática do Congo, assegurando os próximos passos do Projeto, de acordo com os protocolos assinados e ratificados pelas autoridades dos dois países. O professor chefiará uma delegação composta por ele, pela professora Melissa G. Silveira (DCA), pelo engenheiro agrícola George Armando, assessor voluntário do NEAPE/DEG/UFLA, e por um tradutor oficial a ser indicado pela ABC/MRE. Entre 24/11 e 1º/12, a delegação permanece em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Nesse período, verificará os resultados em tempo real das ações práticas resultantes das capacitações de 60 professores e técnicos congoleses em Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária Inovadora, realizadas no DEG em 2011 e 2012, pela equipe do NEAPE/DEG/UFLA. Lá, eles serão apoiados logisticamente pela Embaixada Brasileira local. Do dia 2/12 a 9/12, o professor Gilmar estará em Goma, capital da província do North Kiwu da República Democrática do Congo. Lá, irá verificar os primeiros resultados da produção de alimentos básicos e fundamentais do Projeto no Norte da África e irá acompanhar a aplicação de outras tecnologias socioambientais desenvolvidas durante as capacitações no Brasil.
Vivian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG