Marco Antônio Raupp assume Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:33 | Última Atualização: Terça, 24 Janeiro 2012 11:35
Cibele Aguiar
[caption id="attachment_8774" align="alignleft" width="257" caption="Marco Antônio Raupp, então presidente da SBPC, discursa em evento na UFLA"][/caption] Nesta terça-feira (24), o ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, assumiu o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com promessas de dar continuidade ao projeto iniciado por Aloizio Mercadante e de aproximar a academia, empresas e governo. O reitor em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo participou da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, que teve a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula     Em seu depoimento, Raupp parabenizou o ex-ministro Mercadante pela importância dada à Inovação, alterando até mesmo o nome do Ministério. Também parabenizou o ex-ministro da Educação, Fernando Hadadd, reforçando a educação como mola mestra do desenvolvimento nacional. Em 2010, quando então presidente da SBPC, Raupp participou da 33ª Reunião Regional da entidade, realizada no campus da UFLA, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município”. Com ampla programação, Raupp colocou em pauta as diretrizes do campo da ciência e tecnologia, o contexto das políticas públicas, novas linhas de pesquisa e a percepção de seus resultados pela sociedade.  Em entrevista durante o evento, Raupp enfatizou a importância do debate acerca dos gargalos regionais, para que também sejam percebidos os avanços da ciência em nível local, em especial em áreas estratégicas, como é o café para Minas Gerais. O ideal, em sua opinião, é que a inovação seja resultado da interação entre as universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, com a intermediação de institutos tecnológicos que façam a ponte entre os diferentes setores. [caption id="attachment_8775" align="alignright" width="300" caption="O ministro Raupp durante cerimônia de abertura da reunião da SBPC na UFLA, ao lado do reitor, professor Antônio Nazareno"][/caption] Sobre o novo desafio Raupp divulgou “Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada. Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, destacou. Trajetória - Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como docente, atuou no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP) e na Universidade de Brasília (UnB). Já dirigiu várias instituições da área de C,T&I, a exemplo do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Nos últimos anos, trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP, e desde março de 2011 estava à frente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Além da SBPC, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).