Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Tropical Fusarium Workshop é realizado na UFLA

Publicado: Terça, 27 Janeiro 2015 06:59 | Última Atualização: Terça, 07 Fevereiro 2012 06:00
Cibele Aguiar
Estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores interessados nas modernas técnicas de estudo de fungos do gênero Fusarium estão reunidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a quarta edição do Tropical Fusarium Workshop, de 7 a 11 de fevereiro.  O evento é organizado pelo Departamento de Fitopatologia (DFP/UFLA), sob a coordenação do professor Ludwig H. Pfenning e apoio do Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit). As primeiras edições do Tropical Fusarium Workshop foram realizadas em 2007 e 2008, na UFLA.  Em 2009, foi realizado em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, sob a coordenação do professor Cristiano Souza Lima, ex-aluno da UFLA e um dos idealizadores do evento. Para a edição 2012, Cristiano Lima será um dos nove palestrantes, juntamente com a professora Sofia Noemi Chulze (Universidad Nacional de Rio Cuarto – Argentina), John Leslie (University of Wisconsin - EUA), Ralf Kristensen (University of Oslo – Noruega), José Aires Ventura (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural – Incaper), Dauri J. Tessmann (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Luis Roberto Batista (Departamento de Ciências dos Alimentos – DCA/UFLA) e do pós-doutorando Lucas de Abreu (DFP). O workshop é oferecido no formato de um curso teórico-prático e tem como objetivo capacitar os participantes na identificação e [caption id="attachment_8972" align="alignright" width="300" caption="Organizadores do evento com o professor Ludwig"][/caption] caracterização das principais espécies de Fusarium que ocorrem nos trópicos, além de atualizar os conhecimentos sobre os avanços da pesquisa na temática. Um conjunto de atividades deixa a programação diversificada, com apresentações de palestrantes de instituições nacionais e internacionais, além de aulas práticas nos laboratórios de Morfologia, Biologia Molecular e Sistemática e Ecologia de Fungos. Durante o evento, os participantes deverão trocar experiências sobre temas como caracterização morfológica, análise da filogenia molecular, marcadores moleculares, detecção e diagnose molecular, técnicas de cultivo e preservação, análise de grupos de compatibilidade vegetativa (VCG), conceitos de espécie, genética de populações, mating types e cruzamentos, micotoxinas e patologias humanas.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.