Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes e CNPq divulgam bolsas de doutorado na Alemanha

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:40 | Última Atualização: Segunda, 13 Fevereiro 2012 08:28
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), divulgou na sexta-feira, 10, o edital nº 7/2012, referente ao Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado Integral, Doutorado Sanduíche e Duplo Doutorado na República Federal da Alemanha 2012/2013. O programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, em todas as áreas de conhecimento. Os requisitos para aceitação da candidatura estão descritos no Edital. Candidaturas As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até as 18h, horário de Brasília, do dia 15 de março de 2012. O proponente receberá, imediatamente após o envio, um recibo  eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da  transmissão. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes antes do  preenchimento do formulário. As documentações que devem ser anexadas ao formulário e as que devem ser enviadas pelo correio estão especificadas no edital. A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por  consultores e representantes das três agências financiadoras do programa. A  concessão das bolsas pelas agências, aos candidatos aprovados, é estabelecida de acordo com os critérios de cada agência. O resultado final está previsto  para ser divulgado em junho/julho deste ano e as bolsas serão implementadas a  partir de abril de 2013. Curso de alemão O programa prevê curso de alemão, antes do início da pesquisa, para todos os  bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com os  conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na  Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã. Para bolsistas que necessitem de seis meses de curso, as aulas terão início  em outubro de 2012. Para os que precisam de quatro meses de curso, em dezembro de 2012. E para os que necessitem de dois meses de curso, em fevereiro de 2013.  Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso  sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses. Veja aqui o Edital completo.
Assessoria de Comunicação Capes

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.