Encontro presencial recebe mais de 700 estudantes de graduação a distância

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:43 | Última Atualização: Segunda, 13 Fevereiro 2012 11:36
Cibele Aguiar
No sábado (11), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu cerca de 700 estudantes de graduação, modalidade Ensino a Distância (EAD), para a aula inaugural das licenciaturas em Letras-Português, Letras-Inglês e Filosofia. Os graduandos representam mais de 100 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, vinculados aos polos de Cambuí, Confins, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte e Sete Lagoas. A aula foi realizada nas dependências do Restaurante Universitário (RU), com a presença do reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, da assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, além do coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead), professor Ronei Ximenes Martins, coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Cléber Carvalho de Castro e dos cursos de Filosofia (prof. Luís Marcos da Silva Filho), Letras-Português (prof. Marco Antônio Vilarta Neder) e Letras-Inglês (prof. Tufi Neder Neto). [caption id="attachment_9071" align="alignright" width="300" caption="Reitor Nazareno Mendes dá as boas-vindas aos participantes"][/caption] Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou a importância do encontro presencial na UFLA para estudantes de mais de 100 municípios, o que demonstra o alcance da ação do Ministério da Educação (MEC) e a responsabilidade da Universidade na busca pela formação e atualização para professores da Educação Básica. Ele lembrou que a UFLA tem experiência em ensino a distância há mais de 25 anos, quando teve início os cursos de especialização que tornaram a Universidade referência nessa modalidade de ensino. Para o professor Ronei Martins, coordenador do Cead, a qualidade dos cursos de graduação a distância é um reflexo do empenho de toda a comunidade acadêmica e do envolvimento de cada um dos estudantes. O encontro presencial no câmpus da Universidade foi citado por ele como “momento histórico”, destacando a evolução dos cursos na modalidade e ainda os planos para sua expansão, somente possível em virtude de uma “comunidade forte e ousada” que batalha para que o aprendizado a distância seja referência na Universidade.   [caption id="attachment_9073" align="alignleft" width="300" caption="Maria Júlia (ao centro) com as colegas, Juliana, Fernanda, Maria Epitácia e Denise"][/caption] Na sequência dos pronunciamentos, houve a palestra “Formação de Professores”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG João Valdir Alves de Souza. Em sua avaliação, a formação de professores na modalidade a distância amplia a possibilidade de formar professores, já que existe uma demanda de 250 mil  sem formação adequada, mas não torna esta tarefa mais fácil. Ressaltou ainda que as universidades já consolidadas na formação de professores tendem a ofertar a mesma qualidade na modalidade a distância. Maria Júlia dos Santos participou do encontro na UFLA acompanhada das colegas de magistério, no município de Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte. Feliz com a possibilidade da terceira graduação, Maria Júlia enfatiza que a Plataforma Freire (MEC) representa a oportunidade para muitos professores conquistarem uma formação de qualidade. Ela afirma que a seriedade do curso, a excelência da Universidade e a recomendação de outros colegas foram decisivos para a escolha da graduação na UFLA.