Professores da UFLA se organizam para a elaboração de questões do Enem

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:43 | Última Atualização: Quinta, 16 Fevereiro 2012 06:49
Cibele Aguiar
Na segunda-feira (13), reunião no Ministério da Educação (MEC), com a presença do ministro, Aloizio Mercadante, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, teve como pauta a parceria com as instituições públicas de ensino superior para a composição do Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne questões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições parceiras e já participa da elaboração e revisão de itens para o BNI. Representando a UFLA, participaram da reunião a assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, professora Édila Vilela Resende von Pinho, e a diretora de Processos Seletivos, Maria Eugênia Alvarenga Oliveira. “Existe um esforço conjunto para que a meta de ampliar o Banco Nacional de Itens seja atingida e contribua para a eficiência do Enem, com especial importância das universidades federais neste processo”, avalia Édila. A UFLA conta com uma equipe com cerca de 60 professores cadastrados e já capacitados para participarem do processo de elaboração e revisão de itens. Eles estão organizados para atender às quatro áreas de conhecimento do Enem: Matemática e suas tecnologias (Matemática e Estatística); Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira Moderna, Artes); Ciências Humanas e suas tecnologias (Geografia, História, Filosofia, Sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia). Segundo o cronograma do Inep, as instituições deverão realizar as oficinas para a elaboração de itens de 27 de fevereiro a 2 de março. Além de ampliar o BNI, a participação das universidades públicas tem como benefício a capacitação de professores em avaliações de larga escala.