Programa de Verão DEX 2012 é encerrado com sucesso

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:31 | Última Atualização: Segunda, 05 Março 2012 13:24
Cibele Aguiar
Na sexta-feira (2), conferência com o tema “Conjuntura Econômica e Educação”, da jornalista Míriam Leitão, marcou o encerramento do VIII Programa de Verão DEX-2012, realizado no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DEX/UFLA), no período de 16 de janeiro a 2 de março. Em sua 8ª edição, o evento consolida-se não apenas no calendário da Universidade, como também tem se tornado referência em formação e atualização nas áreas de Estatística, Física e Matemática para estudantes e profissionais de todo o país. Com ampla programação, o Programa reuniu mais de mil participantes, em 21 conferências, 28 minicursos, três mesas-redondas, oito palestras, um curso de pós-graduação Lato Sensu em Nivelamento em Estatística Básica, além da apresentação de trabalhos científicos no formato “Pôster”. Foram aceitos e apresentados durante o evento 58 trabalhos científicos, envolvendo pesquisa e experiência prática no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), nas três áreas de atuação do DEX. Entre os participantes, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e palestrantes das principais universidades do país, além de um professor da “Slovak University of Agriculture” da Eslováquia. Para o coordenador-geral do Programa, professor Joel Augusto Muniz, a programação deste ano contribuiu para consolidar a formação dos discentes de graduação em Física e Matemática, bem como de pós-graduação em Matemática (mestrado – Profmat), em Estatística e Experimentação Agropecuária (mestrado e doutorado) e o recém-criado Mestrado em Física, em parceria com as universidades federais de São João del Rey e Alfenas. Durante solenidade de encerramento, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, parabenizou o DEX e a equipe organizadora do Programa pela articulação com outras instituições e pela programação de qualidade, representando uma oportunidade de complementação ou atualização para estudantes e profissionais da área. Lembrou ainda da importante atuação do DEX na fase de expansão da UFLA, criando cursos de graduação e pós-graduação com visão sistêmica e contribuindo para formação de professores da Educação Básica e Ensino Médio. O evento contou com financiamento e apoio da Capes, do CNPq e da Fapemig, o que comprova o alto nível científico de sua programação.