Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Aula inaugural ressalta evolução e perspectivas da pós-graduação na UFLA

Publicado: Quarta, 25 Fevereiro 2015 07:40 | Última Atualização: Segunda, 12 Março 2012 12:53
Cibele Aguiar
Na sexta-feira (9), estudantes, professores e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram da aula inaugural do semestre letivo proferida pelo vice-reitor, professor José Roberto Scolforo, que apresentou a evolução da pós-graduação na Universidade e as estratégicas que colocarão a UFLA no ranking das universidades mais importantes do mundo. Entre os fatores que impulsionaram o crescimento da pós-graduação na UFLA, Scolforo destacou a qualificação do corpo docente, o incentivo à produção científica de impacto, a criação de novos programas em áreas estratégicas, integração entre graduação e pós-graduação, a formulação de parcerias interinstitucionais e a busca pela inserção internacional.   O professor orientou os estudantes sobre a importância da proficiência na língua inglesa e sobre as oportunidades do Programa Ciência sem Fronteiras. “Convido vocês a se apaixonarem por esta Instituição, pois com o envolvimento de todos e o foco em princípios coletivos, poderemos buscar a realização de metas mais ousadas”, enfatizou. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, destacou os números que demonstram a evolução da pós-graduação na UFLA, com 43 cursos, sendo 20 programas de Doutorado, 23 de Mestrado e cinco Mestrados Profissionais. “A evolução apresentada nos últimos anos reflete uma fotografia de um empreendimento coletivo, que contou com a participação de diversas pessoas: dirigentes, coordenadores de Programas, docentes, discentes e técnicos administrativos”, afirmou. Destaque Nacional Presente à aula inaugural, o coordenador de Ciências Agrárias I da Capes, professor Moacir Pasqual, destacou a evolução da qualificação dos programas de pós-graduação da UFLA e também das publicações científicas. “A UFLA tem sido motivo de referência nas reuniões do Conselho Técnico e Científico da Capes, justamente pela evolução que apresentou no último triênio de avaliação. Além da qualificação dos programas, as revistas científicas da UFLA tiveram uma melhoria significativa em seus conceitos na Capes. Assim, podemos esperar para a próxima avaliação um avanço ainda maior dos programas”, completou. Representação estudantil Em seu pronunciamento, a presidente da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, Alessandra Farias Millezi, resgatou os avanços da representação estudantil nos últimos anos, como a inclusão de estudantes de pós-doutoramento e de cursos de Lato Sensu e a articulação com a direção da Universidade. Ela convidou os estudantes a desenvolverem o senso crítico, contribuindo para uma pós-graduação ativa na tomada de decisões.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.