MEC altera regra para aplicação do Enade

Publicado: Terça, 20 Março 2012 13:33 | Última Atualização: Sexta, 16 Março 2012 08:41
Cibele Aguiar
O Diário Oficial da União publicou nessa quinta-feira (15) portaria normativa do Ministério da Educação (MEC) que trata da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2012. O documento esclarece o novo procedimento que deverá ser adotado a partir de agora, ou seja, além dos formandos em 2012, deverão participar do exame também os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo dos cursos selecionados. Para a edição 2012, serão avaliados os estudantes dos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretário Executivo e Turismo. Além das Habilitações em Tecnologia das Áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Segundo nota do MEC, a medida, além de ser mais abrangente, por permitir que estudantes que se formarão até agosto do ano seguinte também sejam avaliados, inibe a prática de manipulação dos estudantes nos dois últimos semestres. Dessa forma, a avaliação das instituições, que se inicia a partir do exame, torna-se mais efetiva e conclui com a elaboração dos indicadores e conceitos de avaliação de cada curso superior e de cada instituição.