Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA organiza banco de dados nacional sobre atropelamento de fauna selvagem

Publicado: Segunda, 23 Fevereiro 2015 05:50 | Última Atualização: Quarta, 06 Junho 2012 12:37
Cibele Aguiar
O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), com sede no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), está empreendendo um grande esforço para coletar, organizar e disponibilizar dados de impactos de empreendimentos lineares no Brasil. Como parte desse trabalho, está em fase final de criação o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS), que deverá reunir dados de projetos de pesquisa, consultorias, empresariais e de observações não sistemáticas.   O passo intermediário para a formação do banco de dados foi a criação do hotsite https://sites.google.com/site/cbeebafs/, reunindo dados já existentes de projetos finalizados e/ou em execução. De acordo com o coordenador do projeto, professor Alex Bager, as ferramentas de análise e visualização serão implementadas pouco a pouco, mas os resultados apresentados já serão significativos a toda a comunidade científica ou não do Brasil.   O objetivo é viabilizar uma ferramenta de conservação da biodiversidade e de política pública eficiente e que seja de amplo acesso.  O banco de dados deverá estar totalmente estruturado no prazo de 18 meses, quando contará com ferramentas de inserção, análise de dados e visualização, além de possibilitar o controle de dados aos proprietários dos dados disponibilizados, permitindo níveis diferenciados de acesso e visualização. Associado ao BAFS, também haverá um banco de dados de amostras biológicas de carcaças de animais atropelados.   Além desse projeto, o CBEE acaba de lançar a terceira edição da revista Linearidades, lançada em março de 2012. A Revista se destina a difundir a temática Ecologia de Estradas no Brasil e na América Latina, por meio de artigos técnicos e científicos.   Acesse a revista Linearidades: http://issuu.com/linearidades/docs/linearidades_ano_0_n_3 Link para acessar a Linearidades (suplemento): http://issuu.com/linearidades/docs/linearidades_ano_0_n_3_suplemento Link para acessar o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem - BAFS: https://sites.google.com/site/cbeebafs/        

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção