Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

3º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira fará a abertura da Expocafé 2012

Publicado: Sexta, 22 Junho 2012 07:24 | Última Atualização: Segunda, 18 Junho 2012 14:15
Cibele Aguiar
Em sua 3ª edição, o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira representa uma oportunidade de aliar ciência e prática sobre mecanização, reunindo pesquisadores, técnicos, consultores e produtores para debater os desafios e oportunidades vivenciadas pelo setor. Promovido pela Epamig em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento será realizado nesta terça-feira (19), marcando a abertura da programação da Expocafé 2012, que será aberta ao público de 20 a 22 de junho, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas. O Simpósio tem a coordenação científica do professor da UFLA, Fábio Moreira da Silva, especialista e difusor da mecanização no Sul de Minas, que nesta edição fará uma apresentação sobre os desafios de potencialidades do adensamento da lavoura cafeeira em áreas de montanha. Para esta edição, a programação também vai abordar o manejo, os custos e a necessária renovação das lavouras para adequação ao sistema mecanizado, agricultura de precisão, mecanização de lavouras adensadas e mecanização em lavouras na montanha. Mantendo a tradição de inovar a cada edição, a Expocafé 2012 terá como tema “Sabor de Minas. Paixão do Brasil”.  Em sua 15ª edição, a Expocafé contará com 145 expositores e uma disputada e organizada dinâmica de campo. Pelo segundo ano consecutivo será realizada durante a Expocafé uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); o Encontro de Inovação realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI/Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior), além de palestra com enfoque na exportação do café mineiro. A abertura da Expocafé 2012 será realizada no dia 20, às 8 horas. A cerimônia oficial com a presença de autoridades será às 10 horas, na tenda principal de eventos.  História Em 1998, um grupo de professores da UFLA organizou a 1ª Exposição de Máquinas para a Cafeicultura, denominada Expocafé, em uma fazenda localizada no município de Três Pontas. A feira cresceu com foco na mecanização e se transformou no maior evento nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café. Até 2009, a UFLA foi a coordenadora do evento, passando essa responsabilidade, em 2010, à Epamig, uma das instituições parceiras. Tem entre seus objetivos a disseminação de tecnologias cafeeiras, a realização de contatos e parcerias e a ampliação de negócios que agregam valor ao produto. Anualmente, mais de 130 empresas expõem seus produtos, novidades em máquinas e implementos voltados à cultura do café, desde o plantio até a colheita. Recebe em cada edição cerca de 20 mil visitantes, representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.